Close Menu

Busque por Palavra Chave

Prefeitura de Xanxerê inicia vacinação contra Covid-19 em pessoas com comorbidades

Por: LÊ NOTÍCIAS
06/05/2021 09:50

A Prefeitura de Xanxerê, através da Secretaria Municipal de Saúde, dará início à vacinação contra a Covid-19 em pessoas com comorbidades. Para poder abranger o público-alvo, a vacinação será dividida por etapas, sendo que um grupo será vacinado nos dias 06 e 07 de maio e um grupo de 10 a 14 de maio. A vacinação será realizada na Arena Ivo Sguissardi das 8 às 11 horas e das 13h30 às 16h30.

O município recebeu cerca de 1400 doses da Oxford/AstraZeneca, produzida pela Fiocruz. Nesta quinta e sexta-feira (06 e 07) serão imunizados com a primeira dose da vacina contra a Covid-19 para pessoas transplantadas de órgãos sólidos ou medula óssea de 18 a 59 anos, pessoas com síndrome de down de 18 a 59 anos e pessoas com deficiência permanente cadastradas no programa de benefício de prestação continuada (bpc), de 18 a 59 anos.

Todas as pessoas com comorbidades desse grupo devem apresentar no momento da vacinação laudo ou atestado da rede pública ou privada assinado e carimbado por um médico, que comprove as comorbidades. O documento ficará arquivado, por isso é importante levar cópia.

IMPORTANTE LEMBRAR

As pessoas que fizeram a vacina da gripe e outras vacinas de rotina devem esperar intervalo de 15 dias para aplicar a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Além disso, não pode estar com sintomas de Covid e não ter contraído a doença nos últimos 30 dias.

Para poder fazer a aplicação do imunizante é necessário ter em mãos o cartão SUS, CPF e laudo médico da comorbidade. Sem isso não será feita a vacina.

10 A 14 DE MAIO

Já na próxima semana, de 10 a 14 de maio, serão imunizadas as pessoas de 55 a 59 anos com comorbidades. A vacinação será das 8 às 11 horas e das 13h30 às 16h30 na Arena Ivo Sguissardi para pessoas com diabetes mellitus; anemia falciforme; obesidade mórbida imc ≥ 40; cirrose hepática (child pugh a, b ou c); e gestantes.

Serão vacinados ainda as pessoas de 55 a 59 anos com hipertensão arterial resistente (har) (acima das metas recomendadas com o uso de três ou mais anti-hipertensivos); hipertensão arterial estágio 3/ hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão alvo e/ou comorbidade (pas ≥180 e/ou pad ≥110 / pas entre 140 e 179 e/ou pad entre 90 e 109 com loa ou comorbidade); pneumopatias crônicas graves (dpoc, fibrose cística e pulmonares, pneumoconioses, displasia broncopulmonar e asma grave (uso recorrente de corticoides sistêmicos, internação prévia por crise asmática); doença renal crônica (tfg 10 mg/dia ou recebendo pulsoterapia com corticoide e/ou ciclofosfamida; demais indivíduos em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos 6 meses; neoplasias hematológicas).

Pessoas com doenças cardiovasculares (insuficiência cardíaca, cor pulmonale, hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, angina estável, cardiopatia isquêmica, iam prévio, lesão valvar com repercussão hemodinâmica, portadores de próteses valvares, miocardiopatias, pericardiopatias, cardiopatias congênitas com repercussão hemodinâmica, fibrilação, flutter atrial, aneurismas e dissecções de aorta e grandes vasos, avc, ait, demência vascular).

Pessoas com deficiência física permanente (limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas / indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir mesmo com uso de aparelho auditivo / indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar mesmo com uso de óculos / indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, ir à escola, brincar, etc.).

COMPROVAÇÃO

Todas as pessoas com comorbidades desse grupo devem apresentar no momento da vacinação laudo ou atestado da rede pública ou privada assinado e carimbado por um médico, que comprove as comorbidades. O documento ficará arquivado, por isso é importante levar cópia.

ACAMADOS

As pessoas acamadas que fazem parte do grupo que será imunizado devem entrar em contato com o telefone (49) 3441-8591 para fazer o agendamento da vacina em casa.


Outras Notícias
Anúncio Radial 2
Campanha Agricultura - Mobile
Campanha Segurança Pública - Mobile
Campanha Santur
Prefeitura de Florianópolis
Rech Mobile
Alesc Facebook - Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro