Close Menu

Busque por Palavra Chave

Startup SC desembarca na região oeste pelo 3º ano seguido

MB Comunicação Início do Programa de Capacitação Startup SC em Chapecó Início do Programa de Capacitação Startup SC em Chapecó

Dez empreendimentos inovadores da região oeste catarinense deram os primeiros passos, no último fim de semana, rumo à construção de uma nova trajetória de crescimento e escala, com o início do Programa de Capacitação Startup SC. A iniciativa integra o Projeto Startup SC, do Sebrae/SC, e oferece capacitação e acesso à rede de empreendedores desse ecossistema. O Startup SC é uma referência nacional e possui conexões internacionais, que já ajudaram o ecossistema de inovação catarinense.

No Estado foram selecionadas 50 startups. Integram a turma de Chapecó: Automax (Chapecó), Clínica nas Nuvens (Xanxerê), Clubes Associados Software(Xanxerê), Dr. Snoopy (Pinhalzinho), Iopoint (São Miguel do Oeste), Loy Legal(Chapecó), Memoriam (Chapecó), Nextransport (Chapecó), Prix Tech (Luzerna) e Razonet (Joaçaba).

Durante oito meses, as startups participarão de workshops e sessões de mentoria voltados à estruturação e o crescimento dos negócios. A curadoria dos palestrantes e mentores é feita por um rigoroso critério, garantindo que profissionais com startups de sucesso possam compartilhar seu conhecimento. O gestor de projetos do Sebrae/SC, Eduardo Sganzerla, destacou como diferencial da turma o nível de maturidade dos empreendimentos, que possuem na sua grande maioria um modelo de negócio escalável e o MVP (produto mínimo viável) validado, com clientes ativos e MMR (receita mensal recorrente). Além de todo o conhecimento adquirido o programa oferece diversos benefícios e através da FAPESC a possibilidade de captar recursos. Importante destacar a troca de experiências entre os participantes, para fortalecer o networking e acelerar seus negócios.

Para o CEO da Clubes Associados Software (Xanxerê), Uelyson Colatto, o programa contribuirá para acelerar a empresa, que tem um sistema há quatro anos e está presente em mais de 20 Estados brasileiros. “Com todo esse know-how no processo de desenvolvimento essa iniciativa facilitará para escalonarmos o produto, que é um sistema para gestão de clubes e associações voltado a otimizar o tempo dos gestores, ajudar na tomada de decisões, além de ter uma gestão transparente uma vez que os sócios têm acessos aos dados”, explicou.

WORKSHOP OKR

O CEO da Coblue e instrutor, George Eich, abordou o modelo OKR baseado em objetivos e resultados chaves para gestão de equipes de alta performance. “Esse modelo é adotado pelo Vale do Silício, desde a década de 70, e explicamos aos representantes das startups da região como implementá-la desde a parte da cultura até a operação. Passando por estratégia, tática, construção, atualização, gestão e feedbackpara ter um time alinhado”, comentou.

Eich também participou do Programa Startup SC, em 2016, e no mesmo ano iniciou como mentor das novas turmas. “Eu fiz MBA em Marketing Estratégico, por uma grande instituição, mas não é possível comparar com o Programa Startup SC porque tudo o que você estuda no MBA é focado na prática, mas traz uma realidade que é distante de uma startup. Com o programa aprendemos com profissionais que já passaram pelo estágio em que estamos e o caminho é muito parecido, então, a troca de experiências é muito rica, o que possibilita aplicação imediata”, argumentou.

PRIMEIRO EVENTO

O início da 3ª turma em Chapecó do Programa de Capacitação Startup SC foi o primeiro evento realizado no Parque Científico e Tecnológico de Chapecó, que está em fase final de implantação (previsto até fim de junho deste ano). Na última semana começaram as instalações das empresas residentes e dos programas da Unochapecó, que darão apoio ao empreendedorismo inovador.

“O Programa de Capacitação Startup SC é alinhado à missão do espaço, que busca desenvolver novos negócios, produtos e serviços inovadores e fomentar o ecossistema de inovação e a cultura empreendedora. O Startup SC, além de ser um programa de capacitação, se tornou um movimento dentro do Estado que reforça o desenvolvimento de novos negócios e fortalece nosso ecossistema”, enalteceu o gestor de negócios do Parque Científico e Tecnológico de Chapecó, Rodrigo Savenhago.

Para Savenhago, a região vive um momento único, com um ecossistema cada vez mais maduro e com inúmeras oportunidades de fornecer soluções para o mundo. “Temos talentos e perfil empreendedor, que com o programa evoluirão cada vez mais”, adiantou ao avaliar as perspectivas do setor.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro