Close Menu

Busque por Palavra Chave

Udesc oferece plataforma de cursos on-line Coursera para alunos e servidores

Por: LÊ NOTÍCIAS
14/05/2021 10:53
Divulgação Serviço tem mais de cinco mil cursos online em várias modalidades e áreas do conhecimento Serviço tem mais de cinco mil cursos online em várias modalidades e áreas do conhecimento

A partir deste mês, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) firmou uma parceria com o Coursera para disponibilizar cursos online gratuitos em diversas áreas do conhecimento a seus alunos, técnicos e docentes.

A Udesc integra o Coursera For Campus Basic, que permite ao aluno ou servidor a realização de um curso de qualquer modalidade por ano. A plataforma conta com mais de 225 universidades associadas do mundo todo e oferece mais de cinco mil cursos e especializações.

Para ter acesso ao serviço, basta o aluno ou servidor escolher o curso que pretende realizar no portal do Coursera e enviar um e-mail para coursera@udesc.br. Assim que receber o retorno com um convite, é preciso entrar na plataforma com o login e a senha do e-mail institucional da Udesc para, em seguida, iniciar a capacitação. Se você ainda não tem o e-mail institucional da Udesc, acesse office.udesc.br.

Ao final do curso, será emitido um certificado que poderá ser utilizado para validar horas complementares dos cursos de graduação da Udesc, conforme a Resolução nº 026/2012 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe). "Os certificados do Coursera são valorizados profissionalmente no mercado de trabalho por atestarem habilidades essenciais na indústria 4.0", ressalta o professor Fernando Deeke Sasse, que atua no Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) e é o coordenador institucional do Coursera na Udesc.

Sasse aconselha alunos e servidores a optarem por cursos dentro dos projetos guiados, que têm a duração de duas a quatro horas, ou ainda as capacitações completas, com média de 40 horas de atividades. "Professores também podem indicar cursos da plataforma que tenham relação com as disciplinas e adotá-los como apoio complementar às aulas", afirma.

Para o pró-reitor de Ensino da Udesc, Nério Amboni, o Coursera é mais uma ferramenta tecnolológica oferecida ao aluno para complementar os estudos. "É uma das plataformas de capacitações online mais reconhecidas e acessadas em todo o mundo. Portanto, uma excelente oportunidade para nossos alunos e servidores", comenta.

SOBRE A INICIATIVA

O Coursera é um consórcio fundado em 2011 pelos professores da Universidade de Stanford, Andrew Ng e Daphne Koller, que hoje gerenciam a plataforma de ensino a distância com o mesmo nome. A plataforma envolve cursos em todas as áreas de conhecimento, com ênfase em habilidades de alta demanda na indústria 4.0.

Atualmente, o Coursera conta com a parceria de mais de 225 universidades e 2,5 mil empresas em 55 países, oferecendo 5.620 cursos a mais de 73 milhões de usuários. O catálogo com todos os cursos disponíveis na plataforma pode ser encontrada em https://www.coursera.org/.


Outras Notícias
Anúncio Radial 2
Campanha Agricultura - Mobile
Campanha Segurança Pública - Mobile
Campanha Santur
Prefeitura de Florianópolis
Rech Mobile
Alesc Facebook - Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro