Close Menu

Busque por Palavra Chave

Fundação Aury Luiz Bodanese comemora os resultados de 2020

Por: LÊ NOTÍCIAS
18/05/2021 10:04
FALB Tampinha Voluntária oportunizou reciclar três toneladas de tampinhas plásticas Tampinha Voluntária oportunizou reciclar três toneladas de tampinhas plásticas

A Fundação Aury Luiz Bodanese (FALB), entidade do terceiro setor, sem fins lucrativos, mantida pela Cooperativa Central Aurora Alimentos, divulgou seu relatório social e comemora os expressivos resultados obtidos em 2020.

Com sede em Chapecó (SC), a FALB incentiva, promove, coordena, articula e executa programas, projetos e ações relacionados ao desenvolvimento socioambiental e cultural, com atuação de seis programas: Amigo Energia, Eco Cooperação, Atitude Agora, Vivendo Saúde, Centro de Memória e Vozes do Corpo.

As atividades referentes ao Programa Amigo Energia têm por objetivo incentivar e consolidar o trabalho voluntário nas comunidades em torno da Aurora Alimentos e promover a participação em ações socioambientais e solidárias para o exercício da cidadania. Visando promover o trabalho de voluntariado empresarial, conta com um time forte de 2.297 voluntários em 8 estados e 26 municípios.

Em março de 2020 foi necessário alterar o planejamento das ações em função da pandemia e, desta forma, buscar alternativas a fim de amenizar as demandas que foram surgindo devido ao período. O trabalho foi se moldando com o intuito de atender com a maior brevidade as necessidades apresentadas pela comunidade.

Entre as iniciativas que possibilitaram beneficiar a comunidade estiveram as ações contra à Covid-19. Foram realizadas doações, juntamente com parceiros da FALB, de 350 máscaras aos Hemocentros (Hemosc) de Chapecó (SC) e Joaçaba (SC) e para a Casa de Apoio Maria Maria, também de Chapecó. Além disso, a FALB adquiriu e doou 200 kits para confecção de máscaras de tecido, que contou com o auxílio dos voluntários de 16 unidades da mantenedora no País. Ao todo, os kits renderam 5 mil máscaras que foram entregues para a comunidade.

Além das máscaras, a FALB doou 100 toalhas brancas para o Hospital Regional do Oeste para profissionais que atuam na linha de frente no combate à Covid-19. AFundação se mobilizou com doações de alimentos, totalizando 193 cestas básicas, com destaque para a doação que ocorreu no município de São Gabriel do Oeste (MS) para famílias da Cooperativa de Coleta Seletiva e Reciclagem (Cooperasgo), que tiveram o trabalho interrompido por conta da pandemia.

As campanhas de doação de sangue também obtiveram êxito no ano passado. Durante o ano, 375 voluntários participaram das ações em 5 Hemocentros (SC, RS, SP e PR), podendo ter salvo até 1.500 vidas.

Segundo a diretora da FALB, Sonara Ramos, entre as iniciativas de destaque em 2020 esteve o Programa Eco Cooperação com o Projeto Tampinha Voluntária. O objetivo do projeto é praticar a logística reversa com a coleta de tampinhas de plástico e posterior venda para empresas de reciclagem, permitindo a obtenção de fundos financeiros que são revertidos em ações sociais. O projeto foi lançado em março de 2020 em todas as unidades da cooperativa.

As unidades da Aurora cooperaram intensamente com o projeto que coletou e encaminhou para reciclagem mais de 3 toneladas de tampinhas plásticas, obtendo um retorno financeiro de R$ 4.481,70. Com esse recurso foi possível auxiliar quatro empregados da mantenedora.

Além do Projeto Tampinha Voluntária, o Programa Eco Cooperação conta com outras quatro campanhas de reciclabilidade, sendo elas: Instrumentos de Escrita Usados, que arrecada canetas, lápis, borracha e outros materiais de escrita usados para um destino ambientalmente adequado; Campanha Meias do Bem, que arrecada meias usadas que são enviadas à Puket para se tornarem cobertores para doação; Eu Ajudo na Lata, da Unimed Chapecó, que possibilita coletar lacres de alumínio para comercialização e o valor é utilizado para a compra de itens de acessibilidade; e o Brasil sem Frestas que por objetivo a arrecadação de embalagens cartonadas (caixinhas de leite), que são utilizadas para forrar casas, protegendo-as do frio e umidade.

Com objetivo de promover a educação ambiental, o Programa Eco Cooperação também promoveu concursos e campanhas nas redes sociais da FALB como o Desafio da Semana do Meio Ambiente, que recebeu mais de 580 fotos de mais de 200 participantes de 46 cidades brasileiras.

FALB promoveu diversas ações e contou com várias parcerias ao longo de 2020 (Foto: FALB)

OUTROS PROGRAMAS

A FALB também realizou atividades no Programa Atitude Agora, que foca na inclusão pessoal, social e profissional das pessoas com deficiência. No ano passado, o destaque é do Concurso da Semana da Pessoa com Deficiência que premiou a melhor frase de resposta à pergunta “Para você, como é estar inserido no mercado de trabalho?”. Mais de 120 empregados da mantenedora Aurora Alimentos responderam à pergunta e participaram do sorteio de uma camisa da Chapecoense.

No Programa Vivendo Saúde, que visa a qualidade de vida, com ênfase na prevenção, ainda antes da pandemia no início de 2020, foram realizadas ações do Carnaval da Prevenção, que traz informações sobre abuso de drogas lícitas e ilícitas e ISTs.

No Programa Centro de Memória Aury Luiz Bodanese, que tem como propósito organizar e preservar a documentação histórica da sua mantenedora, foi lançada a cartilha “A Soma de Todos os Sabores: as histórias, as receitas e os aromas”, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. O projeto contou histórias de 20 famílias brasileiras resgatando tradições familiares por meio da culinária.

Por fim, também foi realizado o Programa Vozes do Corpo, que visa, por meio da dança, formar crianças e adolescentes mais críticos e participativos. Em 2020, o Programa contou com mudanças, passando do presencial para plataformas online, a fim de manter os educandos em aulas de dança para não perder a essência do programa. Afinal, a atividade é essencial para manter a concentração, ajudando com a disciplina e, além de tudo, o corpo em movimento, contribuindo com a saúde e qualidade de vida dos participantes. O Programa também promoveu o concurso do Dia Internacional da Dança para complementar as aulas de Danças Urbanas e estimular a criatividade dos educandos.

“Foi um ano marcado por desafios e que exigiu ainda mais criatividade, agilidade e resiliência, principalmente, da equipe da FALB para repensar as ações do ano. Acreditamos que chegamos ao final do ano atendendo à finalidade da Fundação, realizando ações do eixo socioambiental e cultural que são nosso foco”, avalia Sonara.


Outras Notícias
Alesc - Outubro - Mobile
Floripa - Um novo amanhã - Mobile
Essenciais de Verão
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro