Os desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus fez com que diversos setores repensassem seus modelos de atuação. No caso do Ensino Superior não foi diferente. Sempre atenta ao mercado e acompanhando a necessidade de adaptação com a realidade atual, a Unochapecó está implantando novas ferramentas e mesclando métodos de ensino que acompanhem as tendências da educação tanto na sala de aula física quanto nas plataformas digitais.
Essa transformação já pode ser vista nos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu (especializações), que apresentam novas versões para a educação presencial e on-line. E agora a universidade lança a Pós Uno Digital, pensada e desenvolvida de forma mais ativa no último ano. De acordo com a pró-reitora de Pesquisa, Extensão, Inovação e Pós-Graduação, professora Andréa Marocco, essa nova versão da especialização é o caminho para a educação do futuro. “Com a necessidade de celeridade que o momento nos impõe, o tempo das pessoas passou a ser mais valioso. Hoje elas querem fazer um curso de qualidade, mas que também seja possível dentro do tempo delas, da agenda que elas dispõem para essa qualificação. Nós analisamos o mercado e a partir disso desenvolvemos este modelo 100% digital, sem deixar de lado a qualidade do ensino e do corpo docente, que é a marca da Unochapecó”.
A compreensão de que a palavra digital não está atrelada apenas a tecnologia ou ensino à distância, foi fundamental para a estruturação deste novo modelo. Para a Universidade, o digital significa também flexibilidade, tanto de tempo, quanto de espaço. Na Pós Uno Digital, o curso pode ser concluído em até oito meses, com TCC opcional e horário flexível. Além disso, nesta versão da formação continuada, a instituição priorizou um material didático e uma plataforma de ensino on-line de qualidade. Por isso, tudo foi desenvolvido dentro da Instituição, com apoio dos setores pedagógicos e de TI.
Assim como na oferta de qualquer outro produto ou serviço, é fundamental que a decisão seja apoiada na análise de mercado. E justamente por estar de olho no futuro e em quais habilidades serão decisivas para o profissional, é que a escolha de quais cursos oferecer se torna ainda mais importante. Pensando nisso, a Pós Uno Digital levou em conta os critérios de novidade, tendência de mercado, exclusividade e os que são mais procurados e se tornaram um sucesso na Instituição. Neste primeiro momento estão abertas as matrículas para cinco cursos: Organização Curricular Básica, Coordenação Pedagógica, Criação e Gestão de Startups, Gestão de Projetos e Gestão Empresarial. Além da versão digital, também foram lançados quatro novos cursos no presencial, que seguem com a excelência e as mesmas premissas de qualidade do ensino on-line. São eles: Viticultura e Enologia, Produção de Cosméticos e Nutracêuticos, Gestão Comercial e Estratégia de Vendas e Saúde Animal e Qualidade na Cadeia Produtiva.
Para Andrea, com a Pós Uno Digital, a Universidade passa a ofertar seu ensino, consolidado como um dos melhores da região, para todas partes do país. “Essa nova modalidade muda o nosso posicionamento no mercado, pois a gente deixa de ter apenas o foco regional e passa a ter uma abrangência nacional, devido a essa facilidade do on-line. A Unochapecó está, cada vez mais, se adequando à realidade do mundo moderno, levando em conta a agilidade, flexibilidade, sem esquecer da qualidade no ensino”, reforça a pró-reitora. São esses diferenciais da Unochapecó que garantem a formação de um profissional apto para este novo cenário de trabalho, que consegue ser multitarefa em um mercado que exige o máximo de competências e habilidades.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro