Close Menu

Busque por Palavra Chave

Guarujá - SP - Mobile

Parceria detecta atraso de desenvolvimento em bebês e crianças pequenas em Florianópolis

Por: LÊ NOTÍCIAS
20/05/2021 10:18
Prefeitura de Florianópolis Projeto Estrelas do Mar busca oferecer o que existe de mais atual em avaliação e tratamento precoce de bebês e crianças Projeto Estrelas do Mar busca oferecer o que existe de mais atual em avaliação e tratamento precoce de bebês e crianças

Com o apoio da secretarias de Educação e de Saúde de Florianópolis e da Fundação Somar, o Projeto Estrelas do Mar busca oferecer o que existe de mais atual em avaliação e tratamento precoce de bebês e crianças que apresentam riscos, dificuldades de desenvolvimento e transtornos do neurodesenvolvimento, como Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Transtorno do Espectro Autista e Deficiência Intelectual.

Desde muito cedo os bebês já apresentam sinais que indicam que algo não está bem e é possível detectar tais sinais e intervir imediatamente.

Quanto mais cedo a intervenção, maiores são as chances de desenvolvimento, alerta Ruthie Bonan Gomes, Psicóloga e Coordenadora Técnica do Estrelas do Mar.

O Projeto Estrelas do Mar, do Instituto Ilhas do Brasil, é voltado para o público de zero a quatro anos de idade de famílias em situação de vulnerabilidade social do Sul da Ilha de Santa Catarina. Atualmente o Estrelas do Mar é apoiado pelo Criança Esperança.

Através da plataforma digital da Fundação Somar, o Instituto seleciona voluntários e arrecada doações para o projeto, que está auxiliando muitas crianças e suas famílias a se desenvolverem de forma plena.

O projeto já capacitou mais de 130 profissionais da educação infantil da rede municipal de ensino e de centros de saúde sobre a importância da detecção precoce de risco de atrasos de desenvolvimento em bebês e crianças pequenas.

As famílias podem se inscrever através do e-mail “estrelasdomar.iib@gmail.com”. Ao enviarem o e-mail demonstrando interesse, as famílias serão acolhidas e direcionadas para a equipe técnica, que realizará uma entrevista de triagem, avaliação das crianças e encaminhamento para intervenção dentro do projeto.

ATUAÇÃO DA REDE

Na rede municipal de ensino, quando há necessidade de uma avaliação mais precisa em relação ao desenvolvimento das crianças, as professoras de educação infantil contam com o apoio dos serviços intersetoriais do Centros de Saúde e dos Centros de Referência de Assistencial Social – CRAs. Para casos com indicativos de alguma deficiência existem os professores de Atendimento Educacional Especializado -AEE- que fazem os encaminhamentos com as famílias e serviços devidos.

FIQUE ATENTO AOS PRINCIPAIS SINAIS DE RISCO

→ Contato visual raro (durante o brincar, o foco no objeto é muito maior do que no adulto ou par)

→ Ausência ou pouco balbucio ou atraso de fala

→ Ausência de gestos sociais (apontar, esticar braços, etc..)

→ Irritabilidade e baixa tolerância à frustração;

→ Agitação/passividade motora excessiva;

→ Brincar com objetos de forma estereotipada e repetitiva;

→ Dificuldade de responder a comandos;

→ Controle excessivo por alguns objetos específicos;

→ Ausência ou pobreza de reação ao ser chamado pelo nome;

→ Movimentos estereotipados com as mãos ou outras partes do corpo


Outras Notícias
Segurança Pública - Estelionato - Mobile
Alesc - Outubro - Mobile
Fiesc Outubro - Mobile
Zagonel - Outubro - Mobile
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro