Caminhões atolados. Essa imagem é comum a quem utiliza a estrada que liga Xaxim à linha Carola Maia, à linha Anita Garibaldi, Golfo São Roque; e também à linha Três Casas, em Coronel Freitas. Próximo ao local há propriedades com grande produção de frangos, perus e leite. Caminhões que transportam os produtos e ração, bem como ônibus escolar, sofrem com as más condições da estrada repleta de buracos. Devido às últimas chuvas o que já estava ruim ficou ainda pior.
No início do mês, um caminhão carregado com perus atolou em um dos pontos prejudicados. Conforme a xaxinense Daniela Lazzaretti, que reside no local, a prefeitura foi procurada para tentar retirar o caminhão do buraco, mas não foi possível o contato por ser sábado. Ela conta que, para retirar o veículo da valeta, foram necessários três tratores dos vizinhos. “Além de ter demorado muito tempo para conseguirmos tirar ele do buraco, morreram muitos perus. Ligamos na prefeitura, mas naquele dia ninguém nos atendeu e se tivéssemos esperado por eles, o caminhão ainda estaria lá. Várias pessoas já foram até a prefeitura para resolver o problema da rua, pois sempre tem veículos atolados, mas nenhuma atitude foi tomada. Os prejudicados são sempre os agricultores”, conta.
A situação crítica é próxima à propriedade de Roberto Lazzaretti, onde tem engorda de perus e de vizinhos com produção de frangos. “Esperamos uma atitude urgente da prefeitura porque os agricultores do local também geram renda para o município. Diariamente passa o transporte escolar e se a estrada não for arrumada irá prejudicar os alunos de Xaxim e de Coronel Freitas”, reivindica Daniela.
Na tarde de hoje (22) os agricultores, sem respaldo da prefeitura, tiveram de trancar parte dos buracos com pedras, pois, de acordo com Daniela, “eles irão receber os pintinhos e o caminhão provavelmente não conseguirá subir”.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro