Close Menu

Busque por Palavra Chave

OUTUBRO ROSA

Programação reforça importância da prevenção

Agenda segue até o dia 31, quando inicia o “Novembro Azul”
Por: Felipe Giachini
11/10/2016 11:13 - Atualizado em 11/10/2016 11:16
Hoje haverá workshop e palestra na sede da Rede Feminina, próximo à Casa da Cultura (Foto: Felipe Giachini/LÊ) Hoje haverá workshop e palestra na sede da Rede Feminina, próximo à Casa da Cultura (Foto: Felipe Giachini/LÊ)

Palestras, atividades físicas e rodas de conversa são essenciais para a conscientização da população sobre a prevenção contra o câncer de mama e colo de útero. Assim é a Campanha Outubro Rosa, que mobiliza agentes de saúde e voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Xaxim (RFCC) em prol da saúde das mulheres xaxinenses. O cronograma do mês dedicado a elas segue a todo vapor e, após a abertura, no dia 1°, conversas com a comunidade e palestras para pacientes e servidores públicos, diversas atividades estão propostas para que a importância da prevenção seja cada vez mais o assunto entre a população.

De acordo com a presidente da Rede Feminina, Maria da Glória Rigotti, um levantamento foi feito no município e foi constatado que 27% dos cânceres registrados são de mama. “Isso mostra a necessidade de fazer essa prevenção. Nosso trabalho é voltado para que elas se preocupem com a saúde e gostaríamos que todos participassem dos momentos especiais que propomos, fruto de estudo minucioso”.

Novidade neste ano, a cartilha de orientação foi organizada, juntamente com o Fórum e a Celer Faculdades, para orientar pacientes e cuidadores. Na cartilha consta: direitos dos pacientes com câncer; orientações para serem seguidas assim que o câncer é descoberto; os benefícios que a paciente poderá recorrer e o que precisa para consegui-los; endereços, entre outros.

Conforme a agenda haverá hoje um workshop com uma das pacientes da Rede, às 14h30, sobre beleza e autoestima, seguido de palestra, na sede da entidade; e ainda outra palestra na Celer Faculdades, a partir das 19h30. Como destaque todos os anos, o Sábado D de coleta será, desta vez, no próximo dia 15 na Secretaria da Saúde e na Rede Feminina, e dia 29 apenas na Rede. Neste sábado e domingo (15 e 16) acontecerá o “Outubro Saudável”, com atividades físicas na Praça Frei Bruno, das 9h às 11h. Maria da Glória ainda explica que foi constatado alto índice de HPV nos resultados dos exames e, por conta disso, palestras na Celer, no Ceaca e mesa redonda na Rádio Cultura, serão oferecidas para os xaxinenses com foco nesse assunto ao longo do mês.

Para encerrar a campanha voltada às mulheres, no dia 31 haverá a tradicional caminhada de encerramento, que também dará início à Campanha Novembro Azul, destinada à saúde do homem.


Outras Notícias
Anúncio Radial 2
Campanha Agricultura - Mobile
Campanha Segurança Pública - Mobile
Campanha Santur
Rech Mobile
Alesc Facebook - Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro