Close Menu

Busque por Palavra Chave

PROGRAMA CIDADE EMPREENDEDORA

Lajeado Grande estrutura futuro com planejamento e políticas públicas

MB Comunicação  O lançamento ocorreu na última sexta-feira (21), no Centro de Idosos, com a presença de lideranças e da comunidade O lançamento ocorreu na última sexta-feira (21), no Centro de Idosos, com a presença de lideranças e da comunidade

Com o propósito de pensar ações que terão impacto nas próximas décadas e de realizar investimentos públicos de maneira adequada e com foco no desenvolvimento das pessoas, o município de Lajeado Grande, no oeste catarinense, aderiu ao Programa Cidade Empreendedora. O lançamento ocorreu na última sexta-feira (21), no Centro de Idosos, com a presença de lideranças e da comunidade. O evento seguiu todas as recomendações de enfrentamento à pandemia, distanciamento social, aferição da temperatura corporal, disponibilização de álcool em gel e uso de máscara facial.

Para o prefeito, Anderson Elias Bianchi, a intenção é dar condições para que todos os moradores tenham uma boa qualidade de vida. “Atualmente Lajeado Grande é o segundo menor município catarinense no índice populacional, com aproximadamente 1.700 habitantes. Temos 450 crianças com menos de 12 anos. Se não disponibilizarmos oportunidades, elas migrarão para outras regiões”, argumentou ao comentar que o Poder Público investirá na melhoria da infraestrutura urbana, na geração de emprego e no fortalecimento da agricultura, que é a principal atividade econômica.

“Não podemos pensar apenas nos quatro anos de mandato, precisamos elaborar um caminho de desenvolvimento a longo prazo do município. Vislumbramos as próximas décadas, por isso fomentaremos a educação empreendedora com os estudantes para que possam ser futuros empreendedores nas áreas do agronegócio, indústria e comércio”, antecipou o prefeito.

Segundo a presidente da Câmara de Vereadores, Inelve Tereza Maraschim Dierings, o fato de o programa Cidade Empreendedora capacitar os alunos para desenvolverem comportamentos empreendedores engrandece o município. “O Legislativo apoia essa iniciativa e se coloca a disposição para aprovar leis que desburocratizem os processos de abertura de novos negócios”, destacou.

O gerente regional do Sebrae/SC no oeste e no extremo oeste, Udo Martin Trennepohl, reforçou a importância do Poder Público incentivar o empreendedorismo, independentemente, do tamanho do município porque essa medida mudará a história local. “Toda cidade depende de empreendedores, mas infelizmente, o sistema educacional incentiva à formação de determinadas ocupações. Enquanto que o ideal seria desenvolver os talentos e motivá-los a exercerem suas ideias e seus projetos”, enalteceu.

Trennepohl também citou exemplos de empreendedores de sucesso, que com uma ideia e muita determinação construíram trajetórias empresariais inspiradoras, além de serem referência no setor em que atuam. “Os talentos estão em Lajeado Grande, mas se não receberem incentivos talvez não desenvolvam e não concretizem sonhos semelhantes”, adiantou ao comentar sobre a importância de estruturar um futuro com planejamento, políticas públicas e estratégias de desenvolvimento.

APRESENTAÇÃO

Na oportunidade também foi realizado o kickoff meeting, uma breve apresentação do que será executado no município até dezembro de 2022. O programa busca dinamizar a economia, gerar renda, emprego e produtividade por meio da implantação de políticas públicas de desenvolvimento. Neste ciclo a atuação tem como base cinco pilares: liderança, desburocratização, Sala do Empreendedor, compras públicas e educação empreendedora.

O consultor articulador do programa na região oeste, Américo do Nascimento Júnior, ressaltou que o Sebrae/SC tem uma grande expertise com o programa que já está em mais de 70 municípios catarinenses. “Contamos com uma equipe qualificada para auxiliar no desenvolvimento do município e esperamos o apoio e comprometimento da comunidade que serão os multiplicadores dessas ações que farão a diferença no município”, antecipou.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro