Close Menu

Busque por Palavra Chave

Sala do Empreendedor de Xanxerê fortalece empresas locais

Por: LÊ NOTÍCIAS
25/05/2021 09:43 - Atualizado em 25/05/2021 09:45
Prefeitura de Xanxerê Com o espaço, o objetivo é preparar os pequenos negócios locais para o mercado competitivo e para um crescimento saudável Com o espaço, o objetivo é preparar os pequenos negócios locais para o mercado competitivo e para um crescimento saudável

A Sala do Empreendedor de Xanxerê disponibiliza aos microempreendedores individuais (MEIs) consultorias gratuitas orientadas para as áreas de gestão administrativa e financeira. O objetivo é preparar os pequenos negócios locais para o mercado competitivo e para um crescimento saudável, principalmente com a retomada econômica no pós-pandemia. A prestação de serviço ao setor empresarial faz parte do Programa Cidade Empreendedora, executado pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC.

De acordo com o consultor credenciado ao Sebrae/SC, Airton Ramthum, os empresários recebem orientações sobre organização de fluxo de caixa, controle de entradas e saídas, diferença entre despesas e custos do negócio fixos ou variáveis e cálculo para formação do preço de venda. “Também é abordado vendas on-line e a importância da utilização das mídias sociais, além de mostrar caminhos na busca de conhecimento sobre marketing e venda digital com cursos on-line e gratuitos disponibilizados pelo Sebrae/SC”, comenta.

Ramthum ressalta que os microempreendedores precisam realizar planejamento de curto, médio e longo prazo para saber o caminho que a empresa está trilhando e para onde deseja ir. Nesta linha, as consultorias também esclarecem dúvidas sobre a gestão de pessoas, legislação trabalhista e a importância de delegar e distribuir tarefas dentro da empresa. “Proponho algumas reflexões de mercado, como: onde estão seus clientes? Quem é seu público-alvo? Quanto pretende vender? Porque se o planejamento não estiver alinhado com o foco a empresa perde tempo, gasta dinheiro desnecessariamente e demora muito para ter resultado”, argumenta ao comentar que são duas horas de consultoria. O intuito é mostrar que os empresários devem sempre se capacitar e se atualizar em seu segmento por meio das diversas oportunidades que o Sebrae oferece de maneira presencial ou on-line.

A Sala do Empreendedor, situada no térreo do prédio da Administração Municipal, oferece orientações para os empreendedores aperfeiçoarem suas atividades, esclarecimentos sobre gestão, inovação, finanças e benefícios da categoria jurídica, além de auxiliar no preenchimento da Declaração do Imposto de Renda, que deve ser feita até 31 deste mês. Mais informações pelo telefone (49) 3441-8597.

CONQUISTA

A Sala do Empreendedor de Xanxerê conquistou a segunda colocação no ranking “Top 5 de atendimento”. O levantamento foi realizado pelo Sebrae/SC com base nos dados do primeiro quadrimestre deste ano. Xanxerê prestou de janeiro a abril 3.036 atendimentos. O primeiro colocado foi Indaial com 3.728 atendimentos. Figuram ainda no “Top 5” os municípios de Videira (2.527), Rio do Sul (2.439) e Balneário Camboriú (1.924).

No comparativo, somente do mês de abril deste ano, Xanxerê conquistou a primeira colocação no Estado, com a prestação de 957 serviços. De acordo com levantamento do Sebrae/SC, em abril foram realizados 4.889 atendimentos nas Salas do Empreendedor do Estado. No acumulado do quadrimestre esse número chega a quase 20 mil atendimentos.

Para o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico, Adenilso Biasus, esses números são recebidos pelo município com orgulho e representam dedicação e comprometimento do Poder Público em promover o desenvolvimento local. “A segunda posição no número de atendimentos no Estado também comprova que estamos no caminho certo e que devemos cada vez mais disponibilizar suporte para que os pequenos negócios locais possam se desenvolver e gerar emprego e renda”, avalia.

O gerente regional do Sebrae/SC no oeste e no extremo oeste, Udo Martin Trennepohl, enaltece que o elevado número de atendimentos da Sala do Empreendedor demonstra que os empresários locais possuem um canal direto, aberto e assertivo para esclarecer suas dúvidas e trilhar um caminho de sucesso.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro