Lê Notícias - Xaxim - Vila Diadema implora por continuidade na Saúde
Close Menu

Busque por Palavra Chave

Sebrae

POSTO ABERTO

Vila Diadema implora por continuidade na Saúde

Por: LÊ NOTÍCIAS
23/06/2017 15:49

Na manhã desta quinta-feira (22), os vereadores xaxinenses Joseane Sampaio, Maria de Lourdes Fonini, Juliano do Prado de Lima e Ledinho Curtarelli estiveram na unidade de Saúde da Vila Diadema. O motivo da visita seria a realização de uma reunião com a Secretaria de Saúde e o Conselho de Saúde local para tratar sobre o possível fechamento daquela unidade, porém a reunião foi cancelada.

O presidente do Conselho Local de Saúde, Olinto Pietro Biasi, disse que foi comunicado pela Secretaria de Saúde de que a reunião serviria para tratar sobre o fechamento da unidade de Saúde daquela localidade, e que os atendimentos passariam a ser feitos na unidade de Saúde do bairro Chagas. Biasi destacou que as comunidades precisam do posto de Saúde para seus atendimentos e não podem ficar desassistidas.

A moradora Irene Veloso dos Santos (Tita), que também se fez presente para a reunião, destacou que a comunidade irá brigar para manter a unidade aberta, pois a estrutura é nova e as pessoas, principalmente os idosos e a população mais carente, que não possui veículo, não tem como se deslocar até o posto de Saúde do bairro Chagas ou outro local para uma consulta.

A unidade de Saúde atende mensalmente, além das famílias da Vila Diadema, os moradores do Pocinho de Cima, de Baixo e do Meio, Fazenda Santa Antônio, linha Frei Plácido, parte da linha Campo, linha Geremia e linha São Joaquim, ou seja, cerca de 1.500 famílias. A nova unidade de Saúde foi inaugurada em 2014, e possui amplo espaço para atendimento médico, dentário, ambulatório, enfim, estrutura completa para seu funcionamento inclusive com possibilidade de implantação de uma farmácia.

Se a unidade de Saúde da Vila Diadema fechar, será o terceiro posto de Saúde fechado em seis meses no município. Para a vereadora Maria de Lourdes Fonini, “não há justificativa para o fechamento, tendo em vista a excelente estrutura que o posto de Saúde oferece, bem como a equipe de médicos e dentista que atende aquela comunidade”.

Juliano do Prado de Lima lembrou que no dia que a secretária de Saúde, Leni Coelho Granzotto, esteve na Câmara, disse que o posto não fecharia, era apenas boato da comunidade. Além disso, o vereador expôs que o posto tem que permanecer na Vila para melhor atendimento, pois a planta da unidade é ampla para suportar a demanda e o deslocamento dos pacientes é mais rápido e menos perigoso, pois não precisa ir pela BR para se consultar.

Ledinho Curtarelli expôs que a comunidade precisa fazer força e bater o pé para que não aconteça a mesma coisa que aconteceu na Vila Tigre, bairro Frei Bruno e na Anita Garibaldi, embora que nos dois distritos, Anita Garibaldi e Vila Tigre, a comunidade tenha sido totalmente contra, mesmo assim, o prefeito fechou as duas unidades de apoio.

A próxima reunião deverá ser agendada e os moradores daquela comunidade se comprometeram em avisar os vereadores.


Outras Notícias
Prefeitura de Chapecó
Semasa Itajaí
Unochapecó
Prefeitura Floripa Junho
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro