Close Menu

Busque por Palavra Chave

QUALIFICAÇÃO

Unochapecó e Unimed realizam aula inaugural do curso técnico de enfermagem

Por: LÊ NOTÍCIAS
02/06/2021 10:10
Unochapecó O curso é uma oportunidade de crescimento profissional O curso é uma oportunidade de crescimento profissional

As ações desenvolvidas pela Unochapecó, seja no ensino, na pesquisa, na extensão ou na inovação, tem como objetivo inspirar as pessoas a realizarem seus sonhos e assim transformarem o meio em que vivem. Para os 35 novos estudantes do curso de técnico em enfermagem, esse sonho começou na última segunda-feira (24) durante a aula inaugural realizada no Salão Nobre da Universidade.

Para a pró-reitora de graduação, professora Silvana Muraro Wildner, esse é um marco para a Instituição, pois marca a trajetória da primeira turma do curso em parceria com a Unimed Chapecó. “Somos gratos pela confiança depositada em nossa Universidade e em nossos profissionais, docentes e técnicos-administrativos para tornar esse curso possível, com certeza ele trará muitos benefícios para o Município e região. Temos muito orgulho de fazer parte deste projeto, de ter a Unimed ao nosso lado e contribuir para o desenvolvimento e crescimento profissional destes estudantes”.

O curso é resultado de uma importante parceria entre Unochapecó e Unimed. Ele terá duração de 18 meses e é 100% subsidiado pela Cooperativa Médica e pelo Sescoop/SC. As aulas teóricas e práticas laboratoriais serão realizadas na Universidade, no período noturno, com carga horária diária de quatro horas. O estágio poderá ser realizado nos turnos matutino, vespertino ou noturno, sendo seis horas diárias no Hospital Unimed Chapecó. De acordo com o presidente da Unimed Chapecó e médico do trabalho, Dr. José Pegoraro Foresti, essa é uma oportunidade para quem deseja iniciar sua carreira na área e já contar com área de atuação após a formação. “Oportunizar o desenvolvimento e o crescimento profissional faz parte da política institucional de gestão das pessoas da Cooperativa Médica. Aliado a isso estamos projetando o futuro da instituição ao fomentar a formação de profissionais qualificados para atuação como técnicos em enfermagem”, destaca o presidente.

Curso terá duração de 18 meses (Foto: Unochapecó)

A professora e coordenadora do curso, Karen Andrigue, salientou aos novos estudantes a importância da formação acadêmica e da trajetória da profissão até alcançar o reconhecimento necessário. “Hoje temos um déficit muito grande de profissionais da enfermagem no mundo todo, situação que é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Por isso, inúmeras ações vêm sendo desenvolvidas para reduzir esse déficit de mão de obra qualificada, ainda mais durante a pandemia da Covid-19, onde ficou ainda mais evidente a importância desse profissional. Cabe destacar que a categoria só passou a ser reconhecida e exigir a obrigatoriedade da formação profissional há cerca de 40 anos. Isso só reforça o quanto o curso vem num momento excelente e como ele irá impactar positivamente o nosso sistema de saúde”, reforça a professora.

Para marcar o evento, os estudantes acompanharam também a palestra com o tema ‘Enfermagem como prática social e os diversos espaços de atuação profissional’, com a professora da Unochapecó, Letícia de Lima Trindade.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro