Close Menu

Busque por Palavra Chave

Semana do Meio Ambiente iniciou com diversas atividades em São José

Prefeitura de São José Neste final de semana, houve distribuição de mudas, projeto de Ecopontos, plantio de árvores e outras atividades Neste final de semana, houve distribuição de mudas, projeto de Ecopontos, plantio de árvores e outras atividades

No último sábado (05), foi o Dia Mundial do Meio Ambiente e início da programação da Semana do Meio Ambiente em São José. Através da Fundação Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento sustentável (FMADS), o município proporcionou diversas atividades aos munícipes. Houve distribuição de mudas em pontos da cidade, visitação guiada no Jardim Botânico de São José e no Parque Temático Ambiental dos Sabiás; projeto de Ecopontos, limpeza da Orla da Beira-Mar, plantio de novas árvores e participação do Regimento da Polícia Militar Montada.

Segundo Reinaldo Donizete Pereira, diretor do Parque ambiental dos Sabiás, “o projeto contou com a participação de mais de 40 pessoas e foram distribuídas mudas de aproximadamente 15 espécies diferentes, entre elas Ipê roxo e amarelo, cereja, pitanga e araçá”.

No Jardim Botânico, a visitação foi guiada pelo biólogo Marcos Sebastiani, que explicou que foram divididos grupos de 5 a 10 pessoas, todos grupos de familiares que puderam fazer uma caminhada que durava em média de 20 a 30 minutos e conhecer as diversas plantas da coleção do local, a trilha explicativa do Desenvolvimento Econômico com espécies representativas dos ciclos econômicos do Brasil, trilhar pela Mata Atlântica e ainda contar com uma área para piquenique e lazer. Além da visitação, muitas pessoas também fora para buscar mudas para plantio. “Com grupos reduzidos, foi possível dar mais atenção aos participantes e tomar todas as medidas de controle sanitário que o momento, infelizmente, exige. Foi um saldo positivo”, completou Marcos.

Na Beira-Mar de São José, com a presença da Cavalaria da Polícia Militar e do Prefeito do município, Orvino Coelho de Ávila, foram plantadas 52 árvores. O prefeito falou sobre a importância desse trabalho conjunto entre o município e os moradores, para promover uma reflexão de como o ser humano consegue sobreviver de forma menos impactante e mais interativa com a natureza. “O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente e incentivar a sociedade a adotar práticas sustentáveis diariamente, levando a uma melhoria da qualidade ambiental como um todo”, concluiu o prefeito.

Ainda na Beira-Mar, foi unida uma força tarefa para limpeza da Orla, onde foram recolhidos 478kg de lixo. O superintendente adjunto da FMADS, Agostinho Mignoni Júnior, falou sobre o movimento e conscientização do cálculo de carbono gerado. “O plantio dessas novas árvores neutraliza o carbono gerado na ação, seja com camisetas, impressos ou combustível. Essa é uma oportunidade de mostrar às pessoas que elas são responsáveis pelo planeta e fundamentais para promover as mudanças”, finalizou Agostinho.

PROGRAMAÇÃO

07 a 11 de junho – Semana do Meio Ambiente das 09h às 11h Jardim Botânico de São José e Parque Temático Ambiental dos Sabiás, das 14h30 às 16h.

Todos os dias – Visitação guiada aberta ao público – Grupo até 10 pessoas, conforme ordem de chegada. Distribuição de mudas.

07 a 11 de junho – Semana do Meio Ambiente – Segunda-Feira (Kobrasol), Quarta-feira (Presidente Kennedy) e Sexta-feira (Leoberto Leal), das 13h30 às 17h – Tenda Itinerante com distribuição de mudas e orientações sobre Educação Ambiental.

Terça-feira e quinta-feira – Limpeza das Orlas, com participação voluntária e entrega de camisetas “São José Menos Lixo”.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro