No último sábado (05), foi o Dia Mundial do Meio Ambiente e início da programação da Semana do Meio Ambiente em São José. Através da Fundação Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento sustentável (FMADS), o município proporcionou diversas atividades aos munícipes. Houve distribuição de mudas em pontos da cidade, visitação guiada no Jardim Botânico de São José e no Parque Temático Ambiental dos Sabiás; projeto de Ecopontos, limpeza da Orla da Beira-Mar, plantio de novas árvores e participação do Regimento da Polícia Militar Montada.
Segundo Reinaldo Donizete Pereira, diretor do Parque ambiental dos Sabiás, “o projeto contou com a participação de mais de 40 pessoas e foram distribuídas mudas de aproximadamente 15 espécies diferentes, entre elas Ipê roxo e amarelo, cereja, pitanga e araçá”.
No Jardim Botânico, a visitação foi guiada pelo biólogo Marcos Sebastiani, que explicou que foram divididos grupos de 5 a 10 pessoas, todos grupos de familiares que puderam fazer uma caminhada que durava em média de 20 a 30 minutos e conhecer as diversas plantas da coleção do local, a trilha explicativa do Desenvolvimento Econômico com espécies representativas dos ciclos econômicos do Brasil, trilhar pela Mata Atlântica e ainda contar com uma área para piquenique e lazer. Além da visitação, muitas pessoas também fora para buscar mudas para plantio. “Com grupos reduzidos, foi possível dar mais atenção aos participantes e tomar todas as medidas de controle sanitário que o momento, infelizmente, exige. Foi um saldo positivo”, completou Marcos.
Na Beira-Mar de São José, com a presença da Cavalaria da Polícia Militar e do Prefeito do município, Orvino Coelho de Ávila, foram plantadas 52 árvores. O prefeito falou sobre a importância desse trabalho conjunto entre o município e os moradores, para promover uma reflexão de como o ser humano consegue sobreviver de forma menos impactante e mais interativa com a natureza. “O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente e incentivar a sociedade a adotar práticas sustentáveis diariamente, levando a uma melhoria da qualidade ambiental como um todo”, concluiu o prefeito.
Ainda na Beira-Mar, foi unida uma força tarefa para limpeza da Orla, onde foram recolhidos 478kg de lixo. O superintendente adjunto da FMADS, Agostinho Mignoni Júnior, falou sobre o movimento e conscientização do cálculo de carbono gerado. “O plantio dessas novas árvores neutraliza o carbono gerado na ação, seja com camisetas, impressos ou combustível. Essa é uma oportunidade de mostrar às pessoas que elas são responsáveis pelo planeta e fundamentais para promover as mudanças”, finalizou Agostinho.
PROGRAMAÇÃO
07 a 11 de junho – Semana do Meio Ambiente das 09h às 11h Jardim Botânico de São José e Parque Temático Ambiental dos Sabiás, das 14h30 às 16h.
Todos os dias – Visitação guiada aberta ao público – Grupo até 10 pessoas, conforme ordem de chegada. Distribuição de mudas.
07 a 11 de junho – Semana do Meio Ambiente – Segunda-Feira (Kobrasol), Quarta-feira (Presidente Kennedy) e Sexta-feira (Leoberto Leal), das 13h30 às 17h – Tenda Itinerante com distribuição de mudas e orientações sobre Educação Ambiental.
Terça-feira e quinta-feira – Limpeza das Orlas, com participação voluntária e entrega de camisetas “São José Menos Lixo”.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro