Lê Notícias - Política - Plenário da Alesc vai votar admissibilidade...
Close Menu

Busque por Palavra Chave

Plenário da Alesc vai votar admissibilidade do auxílio emergencial de SC

Por: LÊ NOTÍCIAS
09/06/2021 10:01
Daniel Conzi/Agencia AL A reunião do colegiado aconteceu de forma presencial e por meio de videoconferência A reunião do colegiado aconteceu de forma presencial e por meio de videoconferência

O plenário da Assembleia Legislativa vai votar a admissibilidade da criação do auxílio emergencial para enfrentamento das consequências econômicas provocadas pela pandemia de Covid-19. O fato foi definido após a aprovação da medida provisória que cria o programa “SC Mais Renda” pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Parlamento na manhã desta terça-feira (08).

Relatado pelo deputado Valdir Cobalchini (MDB), o texto define dois grupos para recebimento do auxílio. Um deles é formado pelas famílias identificadas na base estadual do Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico) e o outro para trabalhadores e trabalhadoras que tenham perdido emprego entre 19 de março de 2020 e 1º de maio de 2021. Ao total, serão pagas três parcelas de R$ 300,00 para cada beneficiado.

Na avaliação do deputado José Milton Scheffer (PP), líder do Governo na Alesc, o projeto “vai abraçar quem mais está sendo penalizado durante a pandemia”. Segundo ele, serão R$ 60 milhões que devem atender até 65 mil pessoas.

DESBUROCRATIZAR
De autoria do governo do Estado, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 2/2021 continuará tramitando na Alesc. Relatada por Scheffer, a matéria prevê a transferência direta de valores feitas pelo Poder Executivo aos municípios, acabando com a exigência dos convênios entre as duas esferas.
“A meta é desburocratizar e dar mais segurança jurídica, atraindo investimentos e facilitando o desenvolvimento econômico e social de Santa Catarina”, citou o parlamentar. A PEC vai agora para a Comissão de Finanças e Tributação.

METROPOLITANA
Com parecer favorável do deputado Coronel Mocelin (PSL), a CCJ aprovou também a admissibilidade do PLC 1/2021, de autoria da deputada Paulinha (PDT). O texto, que inicialmente previa a criação da região metropolitana de Joinville, recebeu uma emenda da própria autora determinando a criação também de modelos semelhantes para Jaraguá do Sul e do Planalto Norte.

As três regiões serão formadas pelas cidades de Araquari e Joinville; Jaraguá do Sul e Guaramirim; e Canoinhas e Três Barras. A primeira delas, cita o projeto, prevê que os municípios de Balneário Barra do Sul, Campo Alegre, Garuva, Itapoá e São Francisco do Sul formem a área de expansão metropolitana. Para a segunda, isso ocorre com Barra Velha, Corupá, Massaranduba, São João do Itaperiú e Schroder. Já para a terceira, estão previstas as cidades de Bela Vista do Toldo, Irineópolis, Itaiópolis, Major Vieira, Monte Castelo, Papanduva, Porto União e Mafra. O texto será analisado na Comissão de Finanças.

MAIS MATÉRIAS APROVADAS

  • PL 419/2019 – autoria da deputada Ada Faraco de Luca (MDB): cria o Programa de Orientação de Entrega Voluntária de Bebês à Adoção e adota outras providências. Vai para Comissão de Direitos Humanos.
  • PL 209/2020 – autoria do deputado Jessé Lopes (PSL): reconhece a atividade das escolas profissionalizantes e cursos técnicos como atividades essenciais no Estado de Santa Catarina, permitindo o exercício das atividades mesmo em período de calamidade, emergência, epidemia ou pandemia. Vai para Comissão de Finanças.
  • PL 145/2021 – autoria do deputado Ismael dos Santos (PP): cria o Programa “Time da Defesa”, de ação interdisciplinar, com o objetivo de prevenir e refutar qualquer tipo de violência escolar e doméstica, abuso sexual e o uso de drogas nas escolas estaduais da rede pública. Vai para Comissão de Finanças.
  • PL 160/2021 – de autoria do deputado Marcius Machado (PL): institui o Código Estadual de Proteção aos Animais para vedar a divulgação nas mídias sociais, para fins de entretenimento, imagens e áudios que contenham cenas e/ou atos de agressão, abuso, crueldade, abandono e ou castigo a animais. Vai para Comissão de Finanças.
  • PL 194/2021 – autoria do deputado Jessé Lopes: institui o mês "Maio Laranja" de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes em Santa Catarina. Vai para a Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.
  • PL 196/2021 – autoria do deputado Milton Hobus (PSD): reconhece o município de Itapema como Capital Catarinense de Ultraleves. Vai para Comissão de Turismo e Meio Ambiente.
  • PL 269/2020 – autoria do deputado Milton Hobus: dispõe sobre condições de pesca em águas continentais na ocorrência de crise hídrica no Estado. Vai para a Comissão de Pesca e Aquicultura.
  • PL 116/2021 – autoria do deputado Valdir Cobalchini: institui a política de combate ao abigeato e aos crimes em áreas rurais. Vai para Comissão de Finanças.
  • PL 192/2021 – autoria do deputado Valdir Cobalchini: denomina Governador Casildo João Maldaner, o Centro Administrativo do Governo de Santa Catarina. Vai para Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público.
  • PL 189/2021 – autoria do ex-deputado Jean Kuhlmann (PSD): dispõe sobre a isenção de taxas e emolumentos para a expedição de segunda via dos documentos a pessoas residentes no Estado de Santa Catarina, cujas moradias tenham sido afetadas por desastre natural. Vai para a Comissão de Finanças.

VETOS REJEITADOS

  • MSV 676/2021: autoria do governo do Estado – veto total ao PL 265/19, de autoria da deputada Luciane Carminatti (PT), que institui o Sistema Estadual de Cultura (SIEC).
  • MSV 693/2021: autoria do Governo do Estado – veto total ao PL 108/20, de autoria do ex-deputado Delegado Ulisses Gabriel (PSD), que autoriza o Estado a delegar os serviços de remoção e depósito de veículos automotores envolvidos em infrações de trânsito de competência do Estado, para assegurar a gratuidade, ao cidadão, da custódia especial nos casos de recuperação de veículos decorrente de roubo, furto ou apropriação indébita.

Outras Notícias
Oktober 2024
Unochapecó
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro