Close Menu

Busque por Palavra Chave

ONG Salva promove intervenções de arte em Xaxim

Por: LÊ NOTÍCIAS
09/06/2021 10:45 - Atualizado em 09/06/2021 10:49
Xenna Gheno Mural de graffiti foi desenvolvido pelo artista chapecoense Digo Cardoso Mural de graffiti foi desenvolvido pelo artista chapecoense Digo Cardoso

Por Vitória Schettini

A ONG Salva, de Xaxim, vem realizando seu papel social em intervenções para crianças e jovens da região. Mesmo durante a pandemia, a entidade segue fazendo seu trabalho e levando a cultura aos xaxinenses.

MURAL DE GRAFFITI

O artista chapecoense Digo Cardoso pintou um mural no antigo cinema de Xaxim, localizado no Centro. O prédio pertence à família Savaris, que permitiu a obra. A intervenção teve como objetivo trazer alegria às ruas do Centro do município, assim como trazer memórias de bons momentos do local.

Mesmo ainda sendo uma arte não bem aceita por algumas pessoas, o graffiti se destaca atraindo jovens e enaltecendo as belezas da cidade. A obra apresenta algumas interpretações, como o quanto a arte sofre repressão na região, mas mesmo assim, ela ocorre de forma sutil e respeitosa.

PRAÇA FREI BRUNO

Além do Mural, a ONG interviu artisticamente no palco da Praça Municipal, em dois dias de trabalho, também com graffiti, pelos artistas Thiago Galileo (@galileodagalileia) e Ana Orlandin (@ana.orlandin) e movimentos de trapézio e malabarismo de Raissa de Sol (@raissadesol).

Arte representando o povo Kaingang no palco da Praça Municipal (Foto: ONG Salva)

Segundo o presidente da entidade, Xenna Gheno, a intervenção representa a arte do povo Kaingang. "Eles foram um dos primeiros povos a habitar nossa querida região. O personagem segura o coração verde do Oeste, nosso amado apelido de Xaxim, além de muita flor, cor e um sol lindo iluminando tudo", ressalta Xenna.


Outras Notícias
Palhoça Você em Dia - Mobile
Alesc - Julho
Radial Julho
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro