Uma das maiores companhias de alimentos do mundo, a BRF tem avançado em sua Jornada Indústria 4.0 para melhorar o nível de eficiência operacional, transparência e qualidade nas suas operações desde o campo até a mesa do consumidor. Por meio de tecnologia e de iniciativas digitais em andamento nas 27 plantas do Brasil, destaca-se o projeto piloto de rastreabilidade digital, recém-implantado em Videira, no Meio-Oeste de Santa Catarina.
“Este projeto faz parte da nossa estratégia de transformação digital, que permeia toda nossa cadeia de valor do campo à mesa. Veio para simplificar e agilizar todo processo de rastreabilidade dos produtos, dando ainda mais visibilidade e gestão de nossa cadeia produtiva”, destaca Antonio Cesco, diretor global de Tecnologia da BRF.
A rastreabilidade digital permite a coleta dos registros desde a entrada de insumos e matérias-primas na planta até o consumidor final. Para viabilizar o piloto, as equipes envolvidas construíram mais de 200 modelos de coletas digitais, contando com o envolvimento de cerca de 100 pessoas. Isso possibilita a análise e gestão de grande quantidade de dados de forma mais eficiente em todas as etapas de produção.
Ainda por meio da plataforma é possível realizar o acompanhamento do consumo de insumos e embalagens por lote, , o que aumenta a confiabilidade e visibilidade da informação e traz mais agilidade na execução dos exercícios de rastreabilidade e prontidão no atendimento às solicitações de clientes e órgãos oficiais.
A gerente industrial da unidade, Lucineia Valtte, afirma que a tecnologia do sistema de Rastreabilidade Digital garante mais segurança e transparência em tempo real, permitindo uma tomada de decisão mais assertiva e facilita o acompanhamento da linha de produção de qualquer lugar. “Trata-se de uma integração perfeita dos dados que são gerados e possibilita um histórico completo de todos os produtos. Além de facilitar o lançamento dos dados da operação, com integridade e agilidade de análise, também colabora para redução no uso/desperdício de papéis.”, destaca.
SOBRE A BRF
Uma das maiores empresas de alimentos do mundo, a BRF está presente em mais de 117 países e é dona de marcas icônicas como Sadia, Perdigão e Qualy. Seu propósito é oferecer alimentos de qualidade cada vez mais saborosos e práticos, para pessoas em todo o mundo, por meio da gestão sustentável de uma cadeia viva, longa e complexa, que proporciona vida melhor a todos, do campo à mesa. Pautada pelos compromissos fundamentais de segurança, qualidade e integridade, a Companhia baseia sua estratégia em uma visão de longo prazo e visa gerar valor para seus mais de 100 mil colaboradores no mundo, mais de 350 mil clientes e aproximadamente 10 mil integrados no Brasil, todos os seus acionistas e para a sociedade.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro