Close Menu

Busque por Palavra Chave

SC e Japão: reunião trata da internacionalização do Estado e possíveis parcerias

Divulgação/SAI Reunião ocorreu no Consulado do Japão em Curitiba (PR) Reunião ocorreu no Consulado do Japão em Curitiba (PR)

A secretária executiva de Assuntos Internacionais (SAI), Daniella Abreu, se reuniu na quarta-feira (16), com o cônsul geral do Japão em Curitiba, Takagi Masahiro. Na pauta, questões sobre a internacionalização de Santa Catarina e as possíveis parcerias com o Japão, a exemplo de cooperação técnica sobre a economia do mar, apontando a grande vocação e possibilidades de crescimento do setor pesqueiro no Estado.

Na ocasião, o cônsul solicitou à secretária que entrasse em contato com a JETRO (Japan External Trade Recovery Organization), uma organização vinculada ao governo japonês que tem como objetivo apoiar e promover o comércio bilateral entre o Japão e os demais países.

“Os escritórios da JETRO no exterior contribuem no desenvolvimento e fortalecimento das relações comerciais e econômicas entre empresas locais e japonesas e poderão auxiliar Santa Catarina a estreitar as comunicações com o Japão bem como com futuros parceiros, como empresas e entidades nipônicas”, destacou Daniella Abreu.

Durante a reunião, Masahiro Takagi apresentou ainda um conjunto de possibilidades de financiamento a ser realizado com órgãos públicos e privados e organizados por meio da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).

Ao ser convidado para visitar Santa Catarina juntamente com o embaixador do Japão em Brasília, Akira Yamada, o cônsul indicou de forma positiva sobre essa possibilidade tão logo a situação do Covid permita. De pronto, o cônsul retribuiu o convite e disse que seriam proveitosas missões de Santa Catarina para o Japão para conhecerem suas tecnologias atuais.

Na conversa, Takagi rememorou com carinho de visita feita à região de São Joaquim, ocasião em que conheceu as colônias japonesas que trabalham na produção de maçã e kiwi. Por fim, afirmou que ficou satisfeito com a promoção que a SAI fez da empresa Nidec, de origem japonesa, através de um vídeo divulgado nas redes sociais da Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais, uma das ações do InvestSC – programa de atração de investimentos e incentivos a novos negócios para Santa Catarina.


Outras Notícias
São José - Fevereiro - 2
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro