Close Menu

Busque por Palavra Chave

Chapecó tem mais de 300 farmácias

Por: LÊ NOTÍCIAS
23/06/2021 16:59
Divulgação Chapecó tem 10 vezes o número de farmácias indicado pela OMS Chapecó tem 10 vezes o número de farmácias indicado pela OMS

O aumento na implantação de farmácias tem chamado a atenção. Esse crescimento proporciona benefícios para as empresas e também para os consumidores. Em Chapecó, segundo o cadastro da prefeitura, no dia 5 de abril o total de farmácias em atuação no município atingia 321 estabelecimentos ativos com atividades econômicas voltadas ao comércio varejista de produtos farmacêuticos. Nesse número, encontram-se unidades de todos os portes, desde empresas com único estabelecimento até redes com atuação nacional e quantidade maior de farmácias na cidade.

Quanto ao expressivo número de estabelecimentos do ramo, o diretor da Câmara Setorial de Farmácias do Sicom, Luiz Gustavo de Camargo, afirma ser exagero a quantidade. Explica que para a Organização Mundial da Saúde o ideal é uma farmácia para cada 10 mil habitantes, mas “hoje temos na cidade uma para cada mil habitantes”. Diretor da Farmácia Camargo, ele avalia que uma das consequências observadas é a automedicação e o uso indiscriminado de analgésicos e anti-inflamatórios, o que vem causando aumento de casos de intoxicação medicamentosa.

Já para Emerson Luiz Angonese, da rede chapecoense Farmácias São Rafael, essa realidade não é somente de Chapecó. Especifica que ocorre na maioria das cidades, principalmente aquelas que se destacam pela economia, número de habitantes, PIB e renda per capita da população.

Vantagens para empresas e consumidores

Em termos de vantagem para as empresas, o diretor da São Rafael cita que, mesmo com custo alto, há grande oferta de imóveis onde podem ser instaladas farmácias. Já o dirigente da Farmácia Camargo avalia que os laboratórios farmacêuticos também precisaram rever suas políticas comerciais, mediante condições iguais a todas as farmácias, sejam elas pequenas, médias ou grandes.

O consumidor, mesmo com a possibilidade de ampliar a automedicação, tem facilidades com a evolução na quantidade de farmácias que são instaladas na maioria das cidades. Luiz Gustavo de Camargo cita a facilidade de encontrar uma farmácia, o ganho de tempo, as opções de estacionamento e a diversificação de produtos de perfumaria, higiene, cosméticos e conveniência.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro