Close Menu

Busque por Palavra Chave

Inscrições são prorrogadas para nova turma do Programa Salto em Palhoça

Por: LÊ NOTÍCIAS
06/07/2021 11:06 - Atualizado em 06/07/2021 11:10
Prefeitura de Palhoça A iniciativa da Prefeitura, em parceria com o Sebrae, tem o objetivo de levar motivação e desenvolvimento aos MEIs A iniciativa da Prefeitura, em parceria com o Sebrae, tem o objetivo de levar motivação e desenvolvimento aos MEIs

As inscrições para a nova turma, em Palhoça, do Salto - Aceleradora de MEIs, programa de aceleração e fomento ao empreendedorismo individual, foram prorrogadas até o dia 11 de julho.

Realizado pela Prefeitura de Palhoça e pelo Sebrae em Santa Catarina, por meio da iniciativa do Cidade Empreendedora, o Salto tem o objetivo de oportunizar capacitação empreendedora, focada no autodesenvolvimento do empreendedor e no crescimento do seu negócio. As inscrições podem ser realizadas no site do programa.

Somente em 2020, foram criados mais de 2,5 milhões de Microempreendedores Individuais (MEI) no Brasil. Isso representa mais de 79% do total de empresas abertas no ano, segundo dados do Ministério da Economia. Só em Palhoça são quase 15 mill MEIs que fortalecem a economia da região e compõem 56,7% dos negócios ativos do Brasil.

É com o entendimento dessa importância do pequeno negócio para o desenvolvimento do país que a Prefeitura de Palhoça e o Sebrae em Santa Catarina investem em uma iniciativa focada no desenvolvimento do microempreendedor, na estruturação e formalização do seu negócio, através da capacitação empreendedora.

Operado pelo Impact Hub Floripa, rede global de apoio a empreendedores, o Salto oferece uma metodologia moderna, que respeita e entende o ecossistema em que o MEI está inserido. Tudo isso com o objetivo de proporcionar a ele uma maior geração de renda e empregos.

Em 2020, foram mais de 1.600 microempreendedores individuais de Santa Catarina e do Amazonas impactados pelo programa, que obtiveram em média um aumento de mais de R$ 1 mil de faturamento por MEI impactado, e 248 novos empregos foram gerados. Tais resultados possibilitaram a expansão dessa iniciativa inovadora no empreendedorismo para um maior número de MEIs no Brasil.

A secretária de Desenvolvimento Econômico de Palhoça, Anna Paula Heiderscheidt, ressalta a importância do programa Salto para o empreendedor e seu negócio. “Nós temos acompanhado o crescimento dos pequenos empreendimentos individuais, especialmente neste momento de pandemia, que provocou profundas modificações nas relações de trabalho e de mercado. É um movimento econômico muito importante, e que precisa ser apoiado, para ter solidez e assim conseguir competir em um cenário tão instável como o que estamos vivendo. Por isso, considero fundamental a oferta de programas como o Salto, que vai ajudar o empreendedor a trabalhar as potencialidades do seu negócio e torná-lo mais competitivo”, afirma.

O gerente regional do Sebrae/SC na Grande Florianópolis, Wanderley Andrade, valoriza a iniciativa. “Estamos com mais um ciclo do Cidade Empreendedora em Palhoça e mais uma vez realizamos o Salto. Os resultados, até aqui, são expressivos e temos certeza que ainda há muito a ser feito. Incentivar o microempreendedor individual a crescer e se desenvolver é fundamental para fomentar o empreendedorismo local e para promover um ambiente de negócios cada vez mais competitivo na cidade de Palhoça, gerando emprego e renda à população. Estamos animados em dar início a mais essa turma”, comenta.

As inscrições para participar da seleção do Salto em Palhoça podem ser feitas até o dia 11 de julho no site do programa, www.saltoaceleradora.com. Vale salientar que o programa acontecerá de forma presencial, seguindo todos os protocolos de segurança e cumprindo todos os decretos emitidos pelas autoridades sanitárias. Os encontros respeitarão as regras de distanciamento social, com uso obrigatório de máscara, medição de temperatura no local e álcool em gel disponível a todos os participantes.

COMO FUNCIONA O SALTO?

Durante 10 semanas, em encontros presenciais, os microempreendedores receberão mentoria de profissionais e facilitadores, e participarão de oficinas e laboratórios de prática. O programa visa ao crescimento da atuação do MEI em médio prazo, com foco em três “saltos” de aprendizado: o empreendedor, o negócio e o crescimento.

Dessa forma, o MEI torna possível o aumento de clientes, o incremento da renda, a ampliação do empreendimento e demais benefícios que a educação empreendedora pode oferecer e gerar.

O SEBRAE

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma entidade civil sem fins lucrativos que trabalha pelo desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios. Para isso, a entidade promove cursos de capacitação, facilita o acesso a serviços financeiros, estimula a cooperação entre as empresas, organiza feiras e rodadas de negócios e incentiva o desenvolvimento de atividades que contribuem para a geração de emprego e renda.

O IMPACT HUB

O Impact Hub é uma rede global de apoio a empreendedores que querem impactar o mundo positivamente. Esse apoio se dá através de: espaços de trabalho compartilhados, onde esses empreendedores de encontram, trabalham, geram novos negócios e se conectam; de eventos inspiradores que geram conteúdos relevantes e promovem o networking; e de programas inovadores que buscam educar e acelerar negócios e pessoas, potencializando o desenvolvimento socioeconômico.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro