Municípios da AMAI estão empenhados nas ações de vacinação. Cada município segue seu cronograma de vacinação por idades, seguindo as recomendações estaduais e conforme a entrega de doses pelo Estado.
São quatro tipos de vacinas distribuídas pelo Governo Estadual, do Instituto Butantan (Coronavac), Fiocruz (Astrazeneca), Pfizer e Janssen. A média de vacinação na região segue acelerada, se analisada a porcentagem estadual.
Até esta quarta-feira à tarde (07), segundo dados do vacinômetro do Estado, na região AMAI já haviam sido imunizadas 65.379 pessoas com a primeira dose e 21.830 receberam a segunda dose, ficando 100% imunizados. Ou seja, média de 47,54% da população da região AMAI já recebeu a primeira dose da vacina e 18,42% já estão imunizados com a segunda dose. Enquanto a média estadual é de 39,36% para a primeira dose e 12,06% da segunda dose.
Nesta semana os municípios da AMAI estão vacinando pessoas na faixa dos 40 anos. Além de trabalhadores da indústria e construção civil acima de 18 anos. Alguns municípios também aderiram aos dias D vacinação, com atendimento aos sábados. Utilização do sistema de drive thru para vacinação, utilização de ginásios, e direcionamento exclusivo em unidades de saúde.
Quanto à vacinação dos grupos prioritários, segundo dados do vacinômetro, a média regional de vacinação é de 92% com a primeira dose e 41,64% com a segunda dose. No mês de junho a AMAI realizou uma formação para capacitar novos vacinadores para a região.
O treinamento foi o primeiro realizado de forma descentralizada do Estado e oportunizou capacitar 15 novos profissionais para atendimento ao calendário vacinal e aplicação também da vacina contra o coronavírus. A AMAI está sempre buscando o aperfeiçoamento da região e participa ativamente da melhoria da saúde da população.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro