Close Menu

Busque por Palavra Chave

Quilombo mantém planejamento e investimento no turismo

Prefeitura de Quilombo Projeto do Novo Termas, no centro de Quilombo Projeto do Novo Termas, no centro de Quilombo

Pensar no turismo como opção para gerar novos empregos, distribuir renda, captar divisas, atrair investimentos e proporcionar a melhoria da qualidade de vida dos moradores. Com essa visão de o setor integrar o processo de desenvolvimento local, a Administração Municipal de Quilombo, no oeste catarinense, tem investido nos atrativos turísticos e incentivado a implantação de novas atrações. As estratégias de fomento ao segmento são elaboradas com apoio do Sebrae/SC, que auxilia o município desde 2017.

Essa parceria Poder Público e Sebrae/SC permanece neste ano com a intenção de transformar Quilombo em um paraíso a ser visitado. Conforme o prefeito, Silvano de Pariz, muitos resultados foram obtidos nos últimos anos a exemplo da valorização de produtos locais, o reconhecimento das propriedades rurais e a premiação do Ministério do Turismo à Rota Encantos Rurais, considerado um dos melhores projetos de turismo rural.

“Com esses resultados ocorreu a sensibilização da população de que o turismo pode ser uma alternativa de crescimento e de renda para vários setores econômicos. Por isso, a renovação do contrato representa a certeza de seguirmos no rumo certo e com a convicção de que alcançaremos nosso objetivo. Para isso, é indispensável uma assessoria técnica e o Sebrae/SC remete para esta segurança”, avalia o prefeito.

De acordo com o gerente regional do Sebrae/SC no oeste e no extremo oeste, Udo Martin Trennepohl, investir no turismo é uma medida estratégica para a região, que possibilita oferecer roteiros intermunicipais, difundir a cultura local e preservar os recursos naturais. “O município está se preparando para receber um novo público de turistas, extremamente exigente e com muitas expectativas, que está disposto a consumir novidades e ter experiências diferenciadas enquanto aproveita a vida”, enaltece.

Para 2021, em virtude da pandemia, foram priorizadas as ações de planejamento como reuniões mensais da governança local; acompanhamento da Rota Encantos Rurais e encontros dos grupos de trabalho. A intenção é concluir o Plano Municipal de Turismo, renovar o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo (Cadastur), manter o município no mapa nacional de destinos turísticos, criar leis de incentivo, uma autarquia municipal do setor e realizar o tombamento de alguns imóveis históricos.

Em paralelo ao planejamento ocorrem as obras de infraestruturas. Atualmente, está praticamente concluído o novo Termas, no centro da cidade, e a primeira fase da construção das passarelas nas Cataratas do Salto Saudades, que também contará com centro comercial, já em obras.

Outros investimentos prioritários, de acordo com a Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo de Quilombo, que é coordenada pelo secretário Lenoir Bigolin, são a construção do Centro de Atendimento ao Turista, reativação da balsa do Rio Chapecó na divisa com o município de Marema e reinauguração da Casa da Cultura e do Museu. “Também vamos elaborar projetos nas mais diversas áreas com o intuito de buscar recursos e melhorar a oferta de atrativos”, adianta o responsável pela secretaria.

Ainda entre as novidades previstas, o servidor municipal Rildo José Beber, destaca a implantação da Rota do Gole; criação da Rota da Colonização e incentivo à produção associada para valorizar os produtos coloniais e o artesanato local. “Quilombo sempre teve potencial turístico, águas termais, belíssimo relevo e povo hospitaleiro, mas deu atenção a outros setores. Porém, observamos que precisávamos de um novo norte para o futuro do município e o turismo representa uma das mais promissoras atividades econômicas mundiais, sem contar que promove o desenvolvimento de maneira sustentável”, observa o servidor.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro