A pizza é um dos alimentos mais consumidos no mundo e só no Brasil, segundo a Associação de Pizzarias Unidas, em média 1,7 milhões de pizzas são fabricadas e vendidas diariamente no País. Com toda essa popularidade mundial, a iguaria ganhou uma data especial: 10 de julho é comemorado o Dia da Pizza.
Fazer pizza na casa do empresário Eder Blanco tornou-se uma tarefa profissional. Casado e pai de dois filhos ele seguiu a tradição de sua família. Comprou um forno a lenha e, com a ajuda da esposa Inara, eles preparam a massa da pizza com recheios diversos, de acordo com o gosto de cada um. “A ideia do forno a lenha veio para dar mais sabor às refeições do fim de semana, é um costume antigo da minha família. Todo mês passo no Fort Atacadista para comprar os ingredientes da massa e dos recheios e quando as crianças veem as sacolas já sabem que vai ter pizza”, brinca Eder.
O empresário relata que antes da pandemia reunia os amigos para saborear as pizzas, os caldos e os pães caseiros. Porém, com as restrições de aglomerações, degustar o cardápio tornou-se um momento mais reservado. “A diversão é inventar os recheios e ficar de olho no forno para ver se a próxima a sair é a preferida das crianças, minha ou da esposa”, conta.
Eder lembra que não só de recheio se faz uma boa pizza. A qualidade, textura e o sabor da massa são essenciais para uma degustação perfeita. “Para a massa ficar bem macia, gosto de misturar os ingredientes líquidos e depois os sólidos. Em seguida junto tudo. Também é importante cuidar da quantidade de cada ingrediente, respeito as medidas à risca”, revela.
Como tudo que é bom merece ser vivido, a boa pedida do último sábado, 10 de julho, foi preparar uma pizza em casa com a família. Anote os ingredientes e o modo de preparo de uma pizza.
INGREDIENTES DA MASSA
MODO DE PREPARO
Primeiro coloque o fermento biológico em um recipiente com água e açúcar. Misture os ingredientes líquidos: óleo, água e margarina. Em outro recipiente misture a farinha de trigo e o sal. Depois junte aos ingredientes líquidos até formar uma massa homogênea. Faça uma abertura no meio e adicione o fermento biológico dissolvido. Mexa até virar uma massa e sove por uns 15 minutos.Coloque a massa pronta para descansar por duas horas em um recipiente polvilhado com farinha de trigo ou já divididas em quatro bolinhas em uma mesa polvilhada de farinha de trigo. A massa crescerá um pouco e depois é só abrir as pizzas com o rolo polvilhando sempre com farinha de trigo. Rende quatro pizzas grandes. Em seguida é só passar o molho de tomate de sua preferência e rechear a gosto.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro