Close Menu

Busque por Palavra Chave

Proposta do deputado Marcos Vieira beneficia e incentiva o ciclismo

Por: LÊ NOTÍCIAS
15/07/2021 10:57 - Atualizado em 15/07/2021 10:58
Ascom Dep. Marcos Vieira Deputado Marcos Vieira recebe praticantes do ciclismo de aventura, Cristiano Sarturi (esquerda) e André Luiz Deputado Marcos Vieira recebe praticantes do ciclismo de aventura, Cristiano Sarturi (esquerda) e André Luiz

Santa Catarina tem duas cidades no ranking das dez mais procuradas no Brasil para a prática do ciclismo de aventura. Para incentivar e organizar o setor, o deputado estadual Marcos Vieira propôs o Programa de Incentivo ao Ciclismo de Montanha, que virou a Lei 18.155/2021.

De acordo com o deputado, o ciclismo de aventura precisava de uma regulamentação, pois a cada ano ganha mais adeptos. “Recebemos a sugestão de integrantes destes grupos de cicloturismo e entendemos como importante que o Estado tivesse regras que possam proteger a natureza, sem inibir a prática, que é crescente e que tem nas cidades de Florianópolis e Urubici, polos nacionais que atraem muitos adeptos, especialmente nos finais de semana”, explicou Marcos Vieira.

Cristiano Sarturi, um dos integrantes do CicloTrilhas, considera que a iniciativa do deputado vai ajudar a disseminar a prática do esporte. “E também viramos referência. Assim podemos ter mais clubes de turismo que vão auxiliar na demarcação de trilhas e descobertas de outras rotas em conjunto com o Poder Público”, disse Cristiano.

Com a Lei, o Estado por meio do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) vai elaborar, em conjunto com as associações, palestras, manuais e o regramento da utilização dos espaços ao ar livre.

Conforme uma pesquisa nacional realizada com 2.277 adeptos do esporte, a maioria dos praticantes tem entre 36 a 45 anos e Santa Catarina é o segundo no Brasil com o maior número de ciclistas, atrás de São Paulo.

Uma das explicações para esta colocação é o fato da cultura ciclística ser forte no Estado. Na cidade de Pomerode, por exemplo, são 8 mil residências do município e 17 mil bicicletas, uma média de 2,1 para cada moradia.

A lei foi sancionada pelo governador Carlos Moisés no início de julho deste ano.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro