Close Menu

Busque por Palavra Chave

SP Convention

Por: LÊ NOTÍCIAS
15/07/2021 10:57 - Atualizado em 15/07/2021 10:58
Ascom Dep. Marcos Vieira Deputado Marcos Vieira recebe praticantes do ciclismo de aventura, Cristiano Sarturi (esquerda) e André Luiz Deputado Marcos Vieira recebe praticantes do ciclismo de aventura, Cristiano Sarturi (esquerda) e André Luiz

Santa Catarina tem duas cidades no ranking das dez mais procuradas no Brasil para a prática do ciclismo de aventura. Para incentivar e organizar o setor, o deputado estadual Marcos Vieira propôs o Programa de Incentivo ao Ciclismo de Montanha, que virou a Lei 18.155/2021.

De acordo com o deputado, o ciclismo de aventura precisava de uma regulamentação, pois a cada ano ganha mais adeptos. “Recebemos a sugestão de integrantes destes grupos de cicloturismo e entendemos como importante que o Estado tivesse regras que possam proteger a natureza, sem inibir a prática, que é crescente e que tem nas cidades de Florianópolis e Urubici, polos nacionais que atraem muitos adeptos, especialmente nos finais de semana”, explicou Marcos Vieira.

Cristiano Sarturi, um dos integrantes do CicloTrilhas, considera que a iniciativa do deputado vai ajudar a disseminar a prática do esporte. “E também viramos referência. Assim podemos ter mais clubes de turismo que vão auxiliar na demarcação de trilhas e descobertas de outras rotas em conjunto com o Poder Público”, disse Cristiano.

Com a Lei, o Estado por meio do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) vai elaborar, em conjunto com as associações, palestras, manuais e o regramento da utilização dos espaços ao ar livre.

Conforme uma pesquisa nacional realizada com 2.277 adeptos do esporte, a maioria dos praticantes tem entre 36 a 45 anos e Santa Catarina é o segundo no Brasil com o maior número de ciclistas, atrás de São Paulo.

Uma das explicações para esta colocação é o fato da cultura ciclística ser forte no Estado. Na cidade de Pomerode, por exemplo, são 8 mil residências do município e 17 mil bicicletas, uma média de 2,1 para cada moradia.

A lei foi sancionada pelo governador Carlos Moisés no início de julho deste ano.


Outras Notícias
Política

Política

Política

Essenciais de Verão
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro