A intensa onda de frio, provocada por uma massa de ar polar, trouxe geada e temperaturas negativas para Santa Catarina. No amanhecer desta quarta-feira, 28, muitos municípios registraram temperaturas abaixo de 0°C. Na Serra catarinense, Bom Jardim da Serra registrou -7,8°C, Urupema, -7,3°C, e São Joaquim, -5,8°C.
Conforme o setor de meteorologia do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram), 53 cidades registraram temperaturas negativas. A previsão indica que as temperaturas podem cair ainda mais nesta tarde, com a possibilidade de neve e chuva congelada nas áreas mais altas do Planalto Sul. A condição se mantém até a manhã de quinta-feira, e também pode ocorrer nas áreas mais altas do Meio-Oeste, Planalto Norte e até mesmo no Alto Vale do Itajaí.
Entre a quarta e quinta-feira os valores de temperatura mínima do ar variam de 0 e 5°C em boa parte de Santa Catarina e as menores ficam entre -1 e -5°C. Nos topos de Serra do Planalto Sul, os menores valores podem variar entre -5 a -8 graus.
Vento forte, mar agitado no litoral de Santa Catarina
Até a sexta-feira, 30, a previsão indica vento de sudoeste e sul, com rajadas de 50 km/h a 70 km/h, mais intensas ao Sul de Florianópolis nesta quarta e na quinta-feira. Mar muito agitado com ondulação de sul, com altura média de 1,5 a 2,0 metros e picos de 3,0 a 3,5 metros, mais altos no sul da capital catarinense.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro