Com o declínio acentuado das temperaturas, em função da entrada de uma massa de ar polar em Santa Catarina, a Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, montou um Plano de Atendimento à População em Situação de Rua.
Desde a terça-feira (27), equipes da Assistência Social, Saúde, Defesa Civil, Bombeiros Voluntários e Polícia Militar estão percorrendo os bairros da cidade para orientar as pessoas em situação de rua sobre a possibilidade de acolhimento oferecido na Casa de Passagem, principalmente, durante este período de frio mais intenso. Conforme o secretário de Assistência Social, André de Carvalho Ferreira, o local está organizado e preparado para atender a demanda.
No primeiro dia da ação, 23 pessoas foram abordadas pelas equipes (14 durante o dia e nove à noite), uma foi para a casa de passagem de forma espontânea. O local abriga, atualmente, 37 pessoas. “O objetivo é informar sobre a existência desta casa de acolhimento e ressaltar os riscos que eles correm ao ficarem expostos a temperaturas tão baixas”.
Referente aos indígenas que estão em Jaraguá do Sul, o secretário informa que eles possuem residência fixa, alugada, em um bairro aqui da cidade, ficando somente durante o dia no centro. “Eles também foram orientados sobre a questão do frio e no período da noite retornam para a casa. Fora isso, não temos outros indígenas em nossa cidade”, esclarece.
O Plano de Ação estabelece que as equipes atuem em plantão 24 horas até a próxima segunda-feira (1). “O nosso objetivo é que a população em situação de rua saia das ruas, pelo menos, no período de temperaturas mais baixas, garantindo sua segurança e bem estar”, destaca o secretário.
Na última onde de frio, registrada entre o fim do mês de junho e começo de julho, as equipes da Secretaria de Assistência Social realizaram 179 atendimentos, inclusive, com busca ativa de pessoas em situação de rua.
O Serviço Especializado em Abordagem Social pode ser acionado pelos telefones: 9.9930-1247 e 3275-8750.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro