O Instituto BRF, responsável pelos investimentos sociais da BRF, lança primeira edição do Ecco Comunidades, em parceria com as organizações Prosas e Quintes
De acordo com a FAO (A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), cerca de um terço do alimento no mundo é desperdiçado e 14% é perdido antes mesmo de chegar ao comércio. Entendendo as especificidades da perda e desperdício na cadeia produtiva e de consumo do Brasil e a necessidade de reduzir a perda e desperdício de alimentos, foi criado o programa Ecco Comunidades.
A iniciativa será dividida em duas fases. Na primeira, serão selecionadas até oito startups que participarão de um programa de aceleração. Durante 4 meses, elas receberão apoio individualizado de um gestor do Quintessa e de executivos da BRF para atuar nos desafios estratégicos específicos de cada um e participarão de workshops em grupo.
As startups da primeira fase estarão elegíveis para serem selecionadas para a segunda fase do programa, durante a qual poderão implementar suas soluções nos territórios de atuação da BRF. Cada iniciativa receberá até R$90 mil e terá o apoio do Quintessa na implementação dos pilotos e das OSCs locais (organizações da sociedade civil) com atuação relevante nos territórios para que possam acompanhar e apoiar o desenvolvimento dos projetos, trazendo legitimidade e articulação local.
“O Instituto BRF trabalha desde 2012 para promover o desenvolvimento e a inclusão nas localidades onde a empresa está presente. Com o Ecco Comunidades, queremos promover impacto social positivo por meio da inovação, ampliando nossos esforços para combater o desperdício de alimentos e promover segurança alimentar em parceria com a sociedade civil. O programa faz parte de uma série de ações da BRF e do Instituto que tiveram início com a plataforma que batizou a iniciativa, o Ecco, Especialista de Consumo Consciente que educa e sensibiliza para esse desafio global”, diz Bárbara Azevedo, gerente do Instituto BRF.
Anna de Souza Aranha, diretora do Quintessa, aceleradora de impacto referência no Brasil e parceira da iniciativa, comenta: “a iniciativa mostra o potencial de colocarmos a inovação como lente para a geração de impacto positivo, reunindo diversos atores para lidar com esta temática complexa. Vamos gerar valor para os territórios ao atuar em parceria com as startups, que trazem suas soluções inovadoras, escaláveis e já com eficácia comprovada, bem como com as OSCs locais. Além de gerar o legado de transformação local por meio das soluções, o programa deixará um legado para as startups, por meio da aceleração, e para as OSCs, por meio do suporte dedicado a elas”.
Para seguir com a inscrição, é importante que as startups já estejam em estágio operacional e que possuam um projeto pronto para implementação ou que seja facilmente adaptado. Mais detalhes sobre os tipos de soluções, critérios de seleção e funcionamento do programa estão disponíveis no link.
SERVIÇO
Inscrições: 2 de agosto até às 18h do dia 20 de agosto
Como: Via internet, pelo link.
Abrangência: Startups de todo o Brasil
Seleção: Setembro
Pitch Day: Setembro
Implementação das soluções: a partir de outubro
O INSTITUTO BRF
Fundado em 2012 pela BRF, o Instituto BRF é uma associação privada para direcionar de forma estratégica os investimentos sociais da Companhia. O objetivo é dar suporte às iniciativas cidadãs que contribuem para o desenvolvimento das comunidades localmente. Desde a sua criação, por meio das ações de voluntariado e projetos de investimento direto, o Instituto BRF já impactou meio milhão de pessoas, mobilizou 30.000 voluntários e realizou mais de 2 mil ações sociais em 60 cidades ao redor do País.
SOBRE A BRF
Uma das maiores empresas de alimentos do mundo, a BRF está presente em mais de 117 países e é dona de marcas icônicas como Sadia, Perdigão e Qualy. Seu propósito é oferecer alimentos de qualidade cada vez mais saborosos e práticos, para pessoas em todo o mundo, por meio da gestão sustentável de uma cadeia viva, longa e complexa, que proporciona vida melhor a todos, do campo à mesa.
Pautada pelos compromissos fundamentais de segurança, qualidade e integridade, a Companhia baseia sua estratégia em uma visão de longo prazo e visa gerar valor para seus mais de 100 mil colaboradores no mundo, mais de 350 mil clientes e aproximadamente 10 mil integrados no Brasil, todos os seus acionistas e para a sociedade
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro