Close Menu

Busque por Palavra Chave

Chapecó realizará I Festival Nacional de Cinema

Por: LÊ NOTÍCIAS
03/08/2021 11:32
Divulgação Filmes convidados pela curadoria, mostra competitiva, mostra universitária e um espaço especial para a produção chapecoense integram o projeto Filmes convidados pela curadoria, mostra competitiva, mostra universitária e um espaço especial para a produção chapecoense integram o projeto

Com data marcada para acontecer de 21 a 24 de outubro deste ano o Festival de Cinema Nacional de Chapecó chega fortalecendo a cena produzida na cidade, valorizando a produção nacional e mostrando que existe sim cinema feito no interior.

Contemplado pelo Prêmio Catarinense de Cinema 2020, patrocinado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, através da Fundação Catarinense de Cultura, o projeto é uma iniciativa da Associação de Cinema e Vídeo de Chapecó e Região (Cinelo), desenvolvido em parceria com a Secretaria de Cultura de Chapecó, Curso de Produção Audiovisual da Unochapecó e com o apoio do escritório de design Chaminé.

Em sua primeira edição o projeto acontecerá de maneira on-line e gratuita, democratizando o acesso à programação, uma maneira de incentivar o consumo do cinema nacional no País e valorizar as produções que retratem os seus interiores, suas histórias e personagens.

De acordo com Augusto Zeizer, coordenador-geral da Cinelo, o Festival é um sonho antigo da associação. “Já realizamos muitas mostras mas ainda não havíamos conseguido realizar um festival. Ele vem com o objetivo de ser a grande janela de cinema em Chapecó, onde temos muitas dificuldades de acesso a filmes, principalmente nacionais, e também para promover o intercâmbio entre produtores locais e de fora. Importante ressaltar que esse festival é fruto de políticas públicas de fomento à arte e à cultura, é um projeto contemplado no Prêmio Catarinense de Cinema 2020”, ressalta.

Segundo Augusto, o evento vem para coroar o grande momento vivido pelo audiovisual chapecoense, que passa por um fortalecimento, principalmente no cenário estadual. “Estamos com um grande volume de produção no município. Há, aproximadamente, R$1.3 milhão em projetos de cinema sendo desenvolvidos em Chapecó, temos filmes em produção que já estão licenciados para emissoras de TV e o festival é o grande complemento a tudo isso”, enfatiza.

INSCRIÇÕES ABERTAS

O Festival está com inscrições abertas e gratuitas até 31 de agosto, para produções nacionais que queiram integrar a programação do evento. Podem inscrever-se diretores e produtores, nas categorias Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Nacionais de Ficção e Mostra Competitiva de Curtas- Metragens Nacionais de Documentário, as duas receberão obras realizadas a partir de 2019 com duração máxima de 30 minutos.

O Festival conta ainda com a Mostra de Cinema Chapecoense, onde podem ser inscritos filmes dirigidos ou roteirizados por pessoas nascidas ou residentes em Chapecó, filmados ou não na cidade, independente da data de produção e duração da obra. Além disso uma seleção especial de longas-metragens será convidada pela curadoria para integrar o projeto.

Para efetivar a inscrição, basta acessar o link. A divulgação dos selecionados acontecerá até 1º de outubro. Confira o regulamento pelo link.

MOSTRA UNIVERSITÁRIA

Integra a programação do 1º Festival de Cinema Nacional de Chapecó a Mostra Audiovisual Universitária da Unochapecó. O encontro está em sua oitava edição e é pelo curso de Produção Audiovisual da universidade.

“A MAU nasceu para divulgar os filmes que eram feitos pelos estudantes da Unochapecó. Com o passar do tempo começou a receber filmes de diferentes regiões do País e até produções internacionais. O propósito é ela ser essa ponte de reflexão, de diálogo, de exibição também, entre os estudantes, entre o mercado e também com outras universidades”, explica a cineasta Dani Farina, professora da Unochapecó e coordenadora da MAU.

Em 2020, realizada totalmente on-line, a MAU recebeu inscrições de filmes produzidos em nove países, oferecendo não só a oportunidade de exibição, mas um espaço para debates e trocas de experiências. Para Dani, é fundamental a MAU integrar a programação do Festival.

“Não só para o curso, mas também para os estudantes que vão estar no mercado ou que já estão inseridos no mercado, às vezes até mesmo pela Cinelo, porque assim nós conseguimos fomentar o cenário local de produção audiovisual, não só dentro da universidade, mas fora dela. Por isso para nós é muito importante essa parceria, uma forma também de os estudantes estarem integrados dentro do cenário chapecoense e também dentro de um cenário macro. A ideia é que a partir do momento em que os estudantes estejam atuando, e saiam da universidade, eles estejam integrando não só a Cinelo, mas também outros espaços de discussão do cinema, seja estadual ou nacional. Estamos muito felizes e tudo o que será realizado só vem a somar à essa 8ª edição da MAU”, finaliza.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro