Close Menu

Busque por Palavra Chave

Senar/SC promove curso de segurança e saúde no trabalho com agrotóxicos

Senar/SC Produtores Rurais participaram do curso Segurança e Saúde no trabalho com Agrotóxicos NR 31 em Canoinhas. Produtores Rurais participaram do curso Segurança e Saúde no trabalho com Agrotóxicos NR 31 em Canoinhas.

“Segurança e Saúde no trabalho com Agrotóxicos NR 31” foi o tema da capacitação realizada na última semana, na comunidade Rio dos Pardos, em Canoinhas. A iniciativa, promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina (Senar/SC) em parceria com o Sindicato Rural do município, contou com a participação de 12 produtores rurais da empresa Fumageira JTI.

O objetivo foi estimular a implementação de medidas para a prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais conforme a Norma Regulamentadora – NR 31. Com texto mais simples, a norma foi simplificada e está em conformidade com a evolução dos processos produtivos, inovações tecnológicas e eventuais riscos gerados à segurança e à saúde dos trabalhadores no meio rural.

A capacitação, com 20 horas/aula, foi ministrada pelo instrutor do Senar/SC e engenheiro florestal da Raiz Serviços Ltda, Maicon Diego Duffecky. As atividades contaram com o acompanhamento da supervisora do Senar/SC na região norte, Carine Weiss, e oportunizaram alertar os produtores sobre as consequências do uso inadequado de agrotóxicos, os sinais e sintomas de intoxicação, além trazer orientações sobre a utilização de equipamentos de proteção pessoal para garantir segurança na atividade.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, destaca a importância de manter o produtor rural atualizado e atento às novidades do setor para garantir segurança e os melhores resultados na produção. “Muito mais do que cumprir a NR 31 queremos mostrar que, ao utilizar um equipamento de proteção individual de forma correta, os produtores e trabalhadores do meio rural estão cuidando de sua saúde e qualidade de vida”.

O presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo, complementa que a capacitação foi essencial para fortalecer o processo produtivo e conscientizar sobre a importância de colocar em prática todas as medidas que visam o cuidado à saúde e à segurança durante a execução das atividades. “Além disso, esse tipo de iniciativa também contribui para a conservação do meio ambiente”, finaliza.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro