Close Menu

Busque por Palavra Chave

Jaraguá é destaque nacional no Índice de Gestão Municipal Aquila

Por: LÊ NOTÍCIAS
05/08/2021 09:12

Jaraguá do Sul está em primeiro lugar no Índice de Gestão Municipal Aquila (Igma) dentre todos os municípios brasileiros com mais de cem mil habitantes. O índice leva em conta cinco categorias para análise: eficiência fiscal e transparência, educação, saúde e bem-estar, infraestrutura e mobilidade urbana e desenvolvimento socioeconômico e ordem pública. Jaraguá ganhou 73,34 de Igma. Toledo, no Paraná, segundo colocado, tem Igma de 73,23. Jaraguá está bem acima dos dez primeiros municípios classificados na categoria “desenvolvimento socioeconômico e ordem pública”, com índice 81,76 (vai de zero a 100).

Para se ter uma ideia desse destaque, o segundo colocado no índice geral teve 68,24 de índice em “desenvolvimento socioeconômico”. A empresa Aquila, que desenvolve o sistema de avaliação, é uma multinacional brasileira de consultoria de gestão, no ranking FDC das multinacionais e mapeada pelo relatório Source Global Research, instituição britânica de referência em pesquisas no segmento.

O prefeito Antídio Aleixo Lunelli comemorou a conquista e destacou que é preciso continuar nesta linha de trabalho para manter os índices. “É muito gratificante começar a semana com uma boa notícia como esta. O reconhecimento ao nosso modelo de gestão é combustível para continuarmos nesse trabalho. É uma gestão que dá resultados. Parabéns a toda a equipe e obrigado Jaraguá do Sul”, agradeceu ele.

INDICADORES

O Igma é formado por 41 indicadores alimentados por fontes públicas, processados por meio de um algoritmo que fornece um índice consolidado por município. É atualizado em tempo real, automaticamente. Entre os indicadores da categoria “Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública” está o PIB per capita, jovens que completaram o ensino médio, renda domiciliar per capita, entre outros.

Na “infraestrutura e mobilidade”, as condições ambientais urbanas, condições habitacionais e infraestrutura urbana. Na saúde e bem-estar, cobertura Estratégia Saúde da Família, expectativa de vida ao nascer, número de leitos hospitalares SUS por mil habitantes. Na Educação, o analfabetismo entre pessoas com 15 anos ou mais, expectativa de anos de estudo, taxa de abandono nos anos finais do ensino fundamental, entre outros. Eficiência fiscal e transparência leva em conta o percentual de endividamento, autonomia fiscal e capacidade de investir.

As informações completas sobre as cidades excelentes estão no site do Igma.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro