Close Menu

Busque por Palavra Chave

Vieses e consensos | Pelo fim dos ratos na Agronômica já!

Por: Ralf Zimmer Junior
13/08/2021 14:41
Reprodução Vazamento de esgoto clandestino é risco para moradores da rua Dialtino Antônio Cabral, na Agronômica, em Florianópolis Vazamento de esgoto clandestino é risco para moradores da rua Dialtino Antônio Cabral, na Agronômica, em Florianópolis

A Capital dos catarinenses, nas proximidades do seu endereço mais imponente, o Palácio da Agronômica, a população mais simples convive com o esgoto a céu aberto.

Não, não é de responsabilidade direta do Governo do Estado o saneamento básico, mas de todos os cidadãos exigi-lo e das autoridades, federais às municipais, promovê-lo.

À medida que a grande mídia barriga-verde discute o banquete das liberações de verbas aos borbotões em ano pré-eleitoral, o que já é uma praxe de outros “carnavais”, os cidadãos mais humildes lutam por cidadania mínima, por acesso a saneamento básico, enquanto sofrem com esgoto que eclodem do subterrâneo com forças a trazer a proliferação de ratos e doenças.

Neste viés, a cidadania não pode se resumir ao dever de votar periodicamente, tampouco no direito de procurar acesso à Justiça, mas também alcança evidentemente a possibilidade de exigir condições mínimas de subsistência, o que perpassa por um saneamento básico decente.

Parabéns aos incansáveis e honrados moradores do Bairro Agronômica, que no coração da Capital dos catarinenses, clamam aos quatro ventos, com razão, pelo fim do ar fétido que estão sendo obrigados a respirar à falta de condições mínimas de saneamento básico.

Que jamais se calem os cidadãos pela luta de seus direitos, e que as autoridades competentes combatam a proliferação de ratos, ao invés de promove-los à fácil andança, ainda mais na vizinhança do nosso endereço mais dileto historicamente (que já deveria ter virado museu) a Casa da Agronômica.

A população quer o fim dos ratos já, sob pena de em ano eleitoral exterminá-los, na forma da lei, de forma tanto figurativa como concreta.


Alesc - Outubro - Mobile
Floripa - Um novo amanhã - Mobile
Essenciais de Verão
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro