Grupos de teatro e dança, diretores, produtores, técnicos, e espaços culturais independentes se uniram para mostrar e fortalecer o trabalho artístico produzido no Oeste de Santa Catarina. O resultado desse movimento coletivo é a Mostra Afora – Circuito Oestino de Teatro, que está em sua segunda edição, e inicia a programação em 02 de setembro, chegando diretamente a 09 cidades do Estado. Reorganizado para acontecer totalmente online, em virtude da pandemia, preservando a saúde do público e dos artistas, o projeto utiliza plataformas e aplicativos como Youtube e Google Meet, para transmissão e interação com a plateia, criando uma grande vitrine dos trabalhos de arte e cultura produzidos no interior.
Premiado pelo Edital Elisabete Anderle de Estimulo à Cultura, da Fundação Catarinense de Cultura, o projeto traz como objetivo fomentar a produção, a circulação e a pesquisa dos grupos, gerar um intercâmbio entre artistas e espaços culturais, com troca de experiências e rodas de conversas que contribuam para o fazer artístico, desenvolvimento humano e social, além de possibilitar o acesso à arte a cultura para públicos de diferentes faixas etárias.
De acordo com Gustavo Zardo, que integra a equipe de produção do projeto, “O objetivo principal da mostra é unir os artistas da região, com o olhar de agregar, sempre e cada vez mais, fazedores de teatro do Oeste, onde seja possível, ligar e construir pontos entre as cidades dessa região do Estado que, muitas vezes, não aparecem nos mapas turísticos ou culturais. A partir desta união estabelecer uma troca de experiência, tanto entre artistas como entre espectadores. Nós acreditamos que é muito importante a população oestina ter acesso a todo tipo de arte e cultura, e em especial, no nosso caso, ao teatro. A partir disso nós criamos uma escuta, estimulamos o interesse do público por consumir esse serviço, incentivamos o interesse das pessoas em produzir arte e cultura em nosso estado e, principalmente, democratizamos o acesso às ações culturais, o que é direito das pessoas e traz reflexos no desenvolvimento das comunidades”, explica.
Participam do projeto cinco espaços culturais, Centro de Arte Paola Zonta, de Pinhalzinho, Tejo Espaço Cultural, de Joaçaba, Centro Cultural Vento Negro, de Caçador, Sítio Cultural Nossa Maloca, de Chapecó, Coletivo Cultural Rural, de Concórdia, além de seis grupos de teatro e dança: Cia de La Curva, Experimental de Dança de Pinhalzinho, Cia Contacausos, Grupo Teatral Reminiscências, Grupo Teatral Piliquinha e Cia de Artes Vento Negro.
Para a atriz e produtora cultural Ingrid Anfonso Lucas, do Grupo Reminiscências, de Joaçaba, a Mostra é construída com muita generosidade. “Pensamos essa mostra com o objetivo de cada grupo de teatro levar o trabalho do seu colega para ser apresentado em sua cidade, então a Mostra nasceu dessa vontade e principalmente desse afeto com o trabalho do outro. Nesse momento de pandemia onde não podemos estar presencialmente, encontraremos as pessoas virtualmente e isso se torna muito importante nesse momento de pandemia, onde a internet virou o nosso palco e a nossa ponte de trocas com a nossa plateia”, conta.
PRIMEIRA MOSTRA JÁ TEM DATA MARCADA
A primeira etapa da Mostra está marcada para acontecer de 02 a 04/09. Quem abre oficialmente essa segunda edição do circuito é o Centro de Arte Paola Zonta, que recebe, de maneira online, o Grupo Teatral Reminiscências. A projeto traz em sua programação espetáculos, apresentações ao vivo, vídeo dança, diálogos da cena, abordando diferentes temáticas dentro da área cultural e bate-papos com artistas de regiões distintas do Estado.
Segundo a artista e produtora Cultural Paola Zonta, “é um prazer para o Centro de Arte participar da Mostra, desde o seu início, lá em 2018, e agora, com a atual contemplação no Prêmio Elisabete Anderle nos possibilita agregar, aumentar e fortalecer ainda mais o nosso movimento. Temos novas cidades participando da Mostra e vamos atender um público ainda maior do que em nossa primeira edição. Fazer parte e poder colocar Pinhalzinho nesse grande circuito do nosso Oeste é uma honra e esperamos que a comunidade aproveite essa oportunidade disponibilizada a eles”, enfatiza.
PROGRAME-SE
Centro de Arte Paola Zonta recebe Grupo Teatral Reminiscências
02/09 - Quinta-feira - 19h
03/09 - Sexta-feira - 20h
04/09 - Sábado - 8h às 12h
04/09 - Sábado - 15h
03/09 - Sexta-feira, dia todo
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro