Lê Notícias - - Cifra Econômica | Repatriação de bens, empresas...
Close Menu

Busque por Palavra Chave

Cifra Econômica | Repatriação de bens, empresas e reação da indústria

Por: Daniel Ribeiro
05/07/2017 12:02 - Atualizado em 31/07/2020 11:59

Repatriação de bens

Quem regularizar a situação de bens e ativos que tenha no exterior paga multa de 20,25%, além dos 17,5% do Imposto de Renda.

O advogado Leonardo Pimentel Bueno, mestre em direito tributário internacional, é o entrevistado deste Em Conta. Ele fala do último prazo para adesão ao chamado Regime Especial de Regularização Cambial e Tributária (Rerct).

Leonardo frisa, no entanto, que se não fosse o programa de repatriação de bens, esses valores seriam bem maiores.

Empresas de pequeno porte

Pesquisa do Sebrae mostra que 52% das micro e pequenas empresas brasileiras podem ser consideradas familiares, ou seja, possuem sócio ou empregado que são parentes. Quanto maior o porte, maior a participação familiar. O levantamento do Sebrae constatou que de cada 10 empresas de pequeno porte, 6 são familiares. Quando a análise é feita entre as microempresas, esse número cai para 5 de cada 10.

Reação da indústria

A reação da indústria e o fim de desonerações fiscais elevaram em 8,43% a receita do governo com o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para R$ 3,55 bilhões em maio de 2017, em comparação com igual mês de 2016.

A maior parte desse crescimento na arrecadação é atribuído a não prorrogação neste exercício de programas setoriais de redução do IPI adotados em anos anteriores.

Ao mesmo tempo, o faturamento real da indústria brasileira aumentou 2,5% em maio em relação ao mesmo mês do ano passado, conforme relatório publicado ontem pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Reforma trabalhista

A possibilidade de recriação do imposto sindical, apresentada na semana passada pelo líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB­RR), pode atrasar o cronograma da reforma trabalhista.

Inicialmente, o governo contava com a possibilidade de aprovar a proposta nesta semana. Mas Jucá reconheceu na segunda (3) a possibilidade de que o tema só seja apreciado pelo plenário do Senado na próxima semana.

Ao ler durante sessão da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado uma proposta de modificações na reforma trabalhista, Jucá sugeriu ao governo uma nova discussão sobre a obrigatoriedade do imposto sindical.


Alesc - Agosto 2024
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro