Close Menu

Busque por Palavra Chave

BRF festeja 87 anos de criação da tradicional unidade de Videira

Por: LÊ NOTÍCIAS
18/08/2021 09:53
BRF Empresa do Meio-Oeste de Santa Catarina foi fundada em agosto de 1934 como um pequeno comércio de secos e molhados Empresa do Meio-Oeste de Santa Catarina foi fundada em agosto de 1934 como um pequeno comércio de secos e molhados

Uma das maiores companhias de alimentos do mundo, a BRF celebra seus 87 anos de existência e exalta a unidade de Videira, onde a sua história começou. Criada dia 18 de agosto de 1934, a operação na cidade do Meio-Oeste catarinense nasceu como um pequeno comércio de secos e molhados, fruto da união de descendentes de duas famílias de imigrantes italianos, na então Vila das Perdizes, às margens do Rio do Peixe.

No final daquela década, a empresa expandiu suas operações e iniciou as atividades de um abatedouro de suínos, em sociedade com descendentes de alemães. A marca Perdigão surgiu em 1941, em homenagem à Vila das Perdizes, que, em 1944, se transformou no município de Videira. A fusão da Perdigão e da Sadia, em 2009, deu origem à BRF, um dos maiores complexos agroindustriais do mundo.

Desde o final do ano passado, a tradicional unidade de Videira passou a ser comanda por uma mulher: Lucinéia Antunes Valtte Leidens. A gerente industrial é uma das protagonistas do movimento de valorização de lideranças femininas que a BRF acelerou nos últimos anos.Lucinéia, que está há 26 anos na empresa, afirma que estar na unidade berço da marca Perdigão e da BRF é um orgulho muito grande.

“Nesse mês de aniversário, queremos ouvir novamente a história das nossas pessoas, compartilhar aprendizados e vivências, pois elas são nossas referências, construíram essa trajetória de sucesso e que vai além de produzir alimentos de qualidade e abastecer a população”, destaca. “Estamos em um momento único, em que podemos nos orgulhar do que já fizemos e realizamos, mas também escrever um futuro baseado naquilo em que todos nós acreditamos. Parabéns, BRF e unidade de Videira, pelos 87 anos de história de sucesso”.

Com mais de 3,5 mil colaboradores e cerca de 1 mil produtores integrados, a unidade é responsável pela produção frangos, 100% destinados ao mercado Halal, que representa cerca 1,5 bilhão de muçulmanos. A planta de Videira produz ainda apresuntado, bacon em cubos, bacon fatiado, linguiça calabresa, linguiça cozida paio, linguiça cozida, linguiça portuguesa, linguiça frescal de frango, linguiça frescal de pernil, linguiça frescal toscana, mortadela, mortadela defumada Ouro, salsicha, frango defumado, frango in natura e cortes de frango.

EXPORTAÇÃO

Além de todo mercado interno brasileiro, a unidade tem habilitação para exportar produtos para a Arábia Saudita, Bahrein, Egito, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Irã, Jordânia, Kuwait, Marrocos, Omã e Qatar, África do Sul, Argentina, Albânia, Ilhas Maurício, Japão, Vietnã, Bolívia, Cingapura, China, Hong Kong, Paraguai, Peru e Venezuela.

Para atender a todos esses mercados com alto nível de eficiência operacional, transparência e qualidade, a planta faz parte do projeto piloto de rastreabilidade digital, o que representa um avanço da Companhia em sua Jornada Indústria 4.0. Além dela, outras 27 unidades da BRF do Brasil estão passando por esse processo de digitalização.

Recentemente, a BRF anunciou investimento de R$ 643 milhões em plantas de Santa Catarina. Os recursos serão alocados na modernização de linhas para ampliar a produção em Capinzal e Concórdia. Videira ganhará uma nova fábrica de linguiça cozida, com a abertura de 250 empregos diretos.

O envolvimento da BRF com a cidade vai além da sua operação. Os colaboradores ficaram ainda mais próximos da comunidade de Videira, em 2020 e neste ano, quando a empresa realizou doações de produtos de seu portfólio e de insumos médicos para instituições da cidade e região, como os hospitais Santa Maria e Salvatoriano Divino Salvador.

SOBRE A BRF

Uma das maiores empresas de alimentos do mundo, a BRF está presente em mais de 117 países. Seu propósito é oferecer alimentos de qualidade cada vez mais saborosos e práticos, para pessoas e seus pets em todo o mundo, por meio da gestão sustentável de uma cadeia viva, longa e complexa, que proporciona vida melhor a todos, do campo à mesa.

Dona de marcas icônicas como Sadia, Perdigão e Qualy, a Companhia pauta suas ações nos compromissos fundamentais de segurança, qualidade e integridade. A empresa baseia sua estratégia em uma visão de longo prazo e visa gerar valor para seus mais de 100 mil colaboradores no mundo, mais de 350 mil clientes e aproximadamente 10 mil integrados no Brasil, todos os seus acionistas e para a sociedade.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro