A Campanha Agosto Lilás, criada em 2006 para enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, visa destacar a importância da Lei Maria da Penha e das ações do sistema de segurança pública, assim como sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher.
Em Xanxerê, algumas ações estão sendo realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Polícia Militar, através da Rede Catarina, e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, com o objetivo de frear as ocorrências de violência contra a mulher e os casos de feminicídio no município.
Para marcar o mês de conscientização, na próxima sexta-feira e sábado (27 e 28), será realizada uma blitz educativa para entrega de material informativo e sensibilização da comunidade xanxerense sobre o tema.
Além disso, entre os dias 16 a 19 de agosto, representantes da rede municipal de atendimento às mulheres estiveram em diversos meios de comunicação para debater e retratar sobre os tipos de violência, atribuições do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Secretaria Municipal de Assistência Social e Polícia Militar, e disponibilização de atendimento às mulheres vítimas.
A Polícia Militar tem o programa Rede Catarina, que durante as fiscalizações das medidas protetivas, é informado a todas as vítimas que a Polícia Militar disponibiliza uma ferramenta tecnológica, o app PMSC Cidadão. Esse aplicativo é gratuito e disponibilizado através de um pré-cadastro.
Dentre suas funcionalidades, possui o botão do pânico, este botão é disponibilizado somente para pessoas que possuem medidas protetivas de urgência, através dele essas mulheres podem pedir ajuda de forma mais rápida e discreta. No momento do descumprimento da medida protetiva, ou em risco iminente de sua vida ou integridade física, ela somente abre o aplicativo e aciona o botão do pânico, aguardando a chegada da guarnição da Polícia Militar.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro