Close Menu

Busque por Palavra Chave

VALEM OURO

Jovens atletas de Xaxim destacam-se na região

Mesmo sem apoio municipal, Juliano e Maurício se esforçam para chegar cada vez mais longe

Por: Janquieli Ceruti
14/10/2016 10:02 - Atualizado em 14/10/2016 10:05
Juliano conquistou o 1º lugar e Maurício o 2º na corrida desta quarta-feira (12), em Descanso (Foto: Divulgação/LÊ) Juliano conquistou o 1º lugar e Maurício o 2º na corrida desta quarta-feira (12), em Descanso (Foto: Divulgação/LÊ)

Quando Juliano Pagani calça o tênis inicia a corrida rumo ao pódio onde, mais do que troféus e medalhas, está o objetivo de vida. O eletricista de 22 anos, que cursa o 2º período de Educação Física, nasceu em Campo Erê, mas há 10 anos mora em Xaxim. No município, ele já praticou handebol, onde obteve boas classificações. Hoje, além do karatê, ele pratica o atletismo há cerca de dois meses. Com bons tempos em corridas rústicas de 5km, Juliano é a aposta do professor Edimar Brazzo (Tarta). Até aqui, Juliano conquistou medalhas e troféus em todas as competições que participou. “Foram cinco provas e resultado de três medalhas e três troféus”, destaca o atleta. O 4º pódio foi conquistado neste feriado (12), na cidade de Descanso. Juliano conquistou o 1º lugar na categoria de 20 a 24 anos.

Para melhorar cada vez mais a performance, Juliano treina com o professor às segundas, quintas e sextas-feiras; faz academia para aumentar a resistência; e iniciará o acompanhamento nutricional. Tanta vontade de vencer demanda investimentos financeiros. Além dos cuidados com a saúde, o deslocamento para competir e gastos com hotel e alimentação tornam-se pesados para o bolso de jovens como Juliano, que estão iniciando a vida profissional e esperam por incentivo público para seguir com a atividade. “Quero levar no peito o nome do município, mas preciso de apoio para poder competir”, destaca Juliano, que é integrante do Grupo de Corredores Taurus Runners, de Xaxim.

Em menos de dois meses, Juliano já competiu em São Carlos, Caibi, Aratiba/RS, Caçador, Descanso e Saudades. No domingo passado (09), Juliano alcançou o 6º lugar geral, entre 160 atletas, em Caçador. Para diminuir ainda mais o tempo, que hoje é de aproximados 18 minutos, o atleta dedica-se intensamente nos treinos externos e também na academia. “Minha meta é diminuir três minutos, o que não é fácil. Se der certo, quero viver do atletismo. É uma grande paixão!”, expõe o jovem.

TERRA DE DESTAQUES

Maurício Piccini Tonello, de 24 anos, é outro jovem guerreiro do Taurus Runners. Formado em História e acadêmico de Educação Física, Maurício dedica-se também ao atletismo. Quando não está na empresa de plásticos em que trabalha, o xaxinense treina forte para chegar cada vez mais perto do topo do pódio. Desde janeiro no grupo de corredores, Maurício destaca que a primeira corrida aconteceu em abril, onde correu 5 km em 22 minutos e 58 segundos, na categoria de 20 a 24 anos. Meses depois, o tempo do atleta já melhorou bastante. Nas últimas competições, Maurício correu distâncias semelhantes entre 18 a 19 minutos.

“Sempre corri percursos de 5,7 km e 6 km. Minhas melhores colocações foram primeiro, segundo e terceiro lugar, conquistadas com muito esforço”, expõe Maurício, que já competiu em diversas cidades da região. Sem um professor pessoal, o atleta conta com dicas e orientações de outros corredores, entre eles seu maior incentivador, o atleta Márcio Antônio Casagrande (Casão), também da Taurus Runners.

Quanto ao apoio municipal, Maurício destaca que “força de vontade nós temos de sobra, o que nos falta é patrocinadores que reconheçam nosso esforço e nos ajude”. Diante do cenário municipal de crise financeira, o atleta conta que a equipe não buscou apoio e que faz o que pode para se manter no esporte.


Outras Notícias
Covidômetro - Florianópolis
IPTU São José - 2021
Rech Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro