Close Menu

Busque por Palavra Chave

Incêndio destruiu 13 mil m² de fábrica da Rafitec; bombeiros mantêm combate às chamas

Por: LÊ NOTÍCIAS
03/09/2021 08:43 - Atualizado em 03/09/2021 08:49
Corpo de Bombeiros Cenário de destruição restou do grande incêndio que iniciou na tarde de ontem (02), na Rafitec, em Xaxim Cenário de destruição restou do grande incêndio que iniciou na tarde de ontem (02), na Rafitec, em Xaxim

Após mais de 17h de trabalhos e com a utilização de 500 mil litros de água no combate às chamas na Rafitec, em Xaxim, o Corpo de Bombeiros anunciou que houve significativa redução do fogo na área afetada, que é de 13 mil m². De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros de Xanxerê, tenente-coronel Marco Antônio Eidt, no momento persistem e se concentram em duas áreas remanescentes onde havia grande depósito de combustível.

Ele afirma que não há riscos para edificações vizinhas e os trabalhos seguirão ao longo do dia até a completa extinção. Oito caminhões dos bombeiros de diversos quartéis da região e outros veículos de apoio estiveram de forma concomitante apoiando o combate na maior parte do tempo.

No total, 60 bombeiros, em sistema de revezamento de equipes, atuaram no combate até a manhã desta sexta-feira (03), sendo que em alguns momentos havia 30 bombeiros trabalhando no incêndio. Novas equipes chegarão e os trabalhos terão continuidade ao longo do dia, sem interrupção.

Em nota, o comandante Eidt aponta que os locais remanescentes do incêndio, ainda em área significativa, dadas as proporções da empresa, são de acesso mais dificultoso pelos bombeiros e o combate externo com água não surte tanto efeito pela distância. O colapsamento do telhado metálico também dificulta o combate às chamas que se desenvolvem por baixo deste. Maquinário pesado foi utilizado para remoção de muitas estruturas metálicas para facilitar o acesso dos bombeiros pelo interior da empresa, porém até mesmo a máquina teve restrições para prosseguir em alguns pontos em função dos riscos, em especial devido ao calor.


Alerta da Defesa Civil

A Defesa Civil emitiu um alerta de que a fumaça traz riscos de intoxicação para quem reside em seis cidades. Segundo o órgão, há uma grande quantidade de liberação de produtos químicos na atmosfera devido a incêndio no município de Xaxim. De acordo com a Defesa Civil, o risco é muito alto de transporte pelo vento para os municípios de Chapecó, Arvoredo e Seara. Já para Cordilheira Alta, Paial e Itá, o risco é moderado.



Nota da Rafitec

A respeito do incêndio ocorrido na Fábrica 02 da Rafitec Propex – Matriz Xaxim (SC), na quinta-feira, 02 de setembro de 2021, comunicamos que os maiores danos foram materiais e todas as medidas foram tomadas priorizando a integridade física dos colaboradores. Tivemos alguns feridos, que estão recebendo todo o acompanhamento e o atendimento médico necessário.

Todas as medidas de segurança envolvendo Bombeiros, Policiais e órgãos auxiliares já foram tomadas visando conter o fogo e preservar as vidas.

O motivo do incêndio e maiores detalhes sobre os danos materiais ainda não foram devidamente elencados, o que faremos em avaliação posterior com auxílio do Corpo de Bombeiros e Técnicos de Segurança.

Agradecemos a todos que auxiliaram no combate às chamas, na orientação e atendimento dos nossos colaboradores. Assim que tivermos mais informações do parecer técnico, faremos novo comunicado.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro