Close Menu

Busque por Palavra Chave

Mês dos ODSs é celebrado com debates sobre o papel da Unochapecó em movimento

Por: LÊ NOTÍCIAS
09/09/2021 10:35 - Atualizado em 09/09/2021 10:36
Unochapecó Série de lives apresenta projetos da Unochapecó desenvolvidos em prol do ODS 4 Série de lives apresenta projetos da Unochapecó desenvolvidos em prol do ODS 4

O mês de Setembro é motivo de comemoração na Universidade! Os dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) estão completando seis anos desde sua inclusão na Agenda 2030 da ONU, um plano de ação que visa alcançar a paz mundial e a vida sustentável. A Unochapecó, que é signatária do movimento desde 2018, também está dedicada em alcançar as metas propostas pela Agenda. Por isso, durante este mês, a instituição estará promovendo lives que abordarão projetos realizados pela Universidade em prol do ODS 4, que busca assegurar uma educação de qualidade.

Intitulado de mês “ODS na Prática Unochapecó”, serão cinco lives que serão transmitidas no YouTube da Universidade e no Facebook da Comissão ODS Uno, todas as quarta-feiras, com apresentação de Juliana Giongo e participação de convidados especiais da comunidade acadêmica. A primeira live, realizada na última semana, apresentou o papel das universidades para o desenvolvimento sustentável, e teve a presença do reitor da Universidade, professor Claudio Jacoski, e da pró-reitora de Pesquisa, Extensão, Inovação e Pós-Graduação, professora Andrea Marocco.

”Como nós temos mais de quarenta cursos na Instituição, ou seja, um grande arcabouço de conhecimento em quase todas as áreas, buscamos atuar também como esse agente que vai até a comunidade, encontra as dificuldades e tenta solucioná-las. É um movimento que a gente acredita que passarão todas as universidades, e a Unochapecó está se colocando à frente, junto aos ODSs, para ser uma instituição que não produz apenas conhecimento, mas também leva ele para a sociedade”, pontua o reitor.

A professora Andrea reflete sobre a cultura do desenvolvimento e como nós, sociedade e Universidade, podemos ser protagonistas nessa transformação. "Eu penso que hoje, na Unochapecó, nós temos condições de linkar diversos projetos a cada ODS. Por que nós trabalhamos de maneira multidisciplinar, com um olhar ampliado, e isso nos permite fazer com que os trabalhos sejam voltados para a solução de problemas que não são relacionados a um único caso.”

Nesta quarta-feira (08/09), o evento contou com a participação da assistente social e coordenadora da Comissão ODS Unochapecó, Fabiane Roman, e da analista de Relações Nacionais e Internacionais da Universidade, Liana Sonza, para falar sobre o curso 'Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e boas práticas', desenvolvido em parceria entre a Unochapecó e a Universidad de Guadalajara, do México, e disponível na plataforma Unoplus, de forma gratuita. A conversa trouxe um pouco mais da parceria entre as duas universidades e as oportunidades apresentadas pelo curso e seus projetos relacionados às ODS.

O mês ODS na Prática Unochapecó terá ainda mais três lives ao longo do mês, todas as quartas-feiras, a partir das 10h. No dia 14 de Setembro o assunto será o Projeto Tamo Junto com a participação da coordenadora do curso de Psicologia, professora Maria Carolina, e do coordenador do projeto, professor Murilo Cavagnoli. O projeto StartMais será o tema da quarta live, no dia 21 de setembro, com a participação do diretor do Pollen Parque, professor Rodrigo Barichello. E para fechar o mês, o evento falará sobre o Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (Ceom) no dia 29 de setembro, e terá a participação do historiador André Onghero e da coordenadora do Ceom, professora Mirian Carbonera.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro