Com o objetivo de conscientizar e educar os usuários de lentes de contato sobre os cuidados necessários para o bom uso das lentes e os riscos envolvidos com o uso inadequado, a Sociedade Catarinense de Oftalmologia é uma das apoiadoras da campanha Setembro Safira no estado.
A iniciativa, inédita no Brasil, conta também com o apoio do Laboratório de Estudos de Protozoários Emergentes e Oportunistas (LAPEO) da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e da Prefeitura de Florianópolis. O slogan escolhido para o primeiro ano de campanha é "Lentes de Contato: use bem para usar sempre".
A médica oftalmologista Claudia Del Claro explica que as lentes de contato são excelentes recursos ópticos e uma alternativa ao uso dos óculos, possibilitando maior qualidade de vida, conforto visual e ampliam o campo de visão. Em doenças como ceratocone e outras deformidades na córnea, as lentes são os únicos recursos ópticos capazes de oferecer boa qualidade de visão.
De acordo com a médica, estudos mostram que em torno de 80% dos usuários têm hábitos inadequados de uso com as lentes de contato, entre os principais estão: o não descarte das lentes dentro do prazo de validade, molhá-las durante o contato com a água de chuveiro, piscina ou mar. Outras preocupações dos oftalmologistas são o hábito de dormir com as lentes, a falta de higiene e o uso de produtos adequados para a desinfecção diária.
O uso inadequado das lentes pode trazer sérias complicações, principalmente as úlceras na córnea. “Em muitos casos, infecções nesta região têm consequências devastadoras aos olhos, limitando a visão por conta das cicatrizes causadas pelas úlceras e estas, se extensas, levam ao transplante de córnea ou até mesmo a perda do globo ocular”, enfatiza Del Claro.
Para orientar os usuários quanto ao uso correto das lentes de contato foi disponibilizada uma Cartilha “10 Mandamentos Setembro Safira”, para distribuição em consultórios e clínicas de oftalmologia de Santa Catarina.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro