Close Menu

Busque por Palavra Chave

Jaraguá do Sul é destaque nacional em tecnologia e inovação

Por: LÊ NOTÍCIAS
14/09/2021 11:02 - Atualizado em 14/09/2021 11:03

O município de Jaraguá do Sul é destaque nacional em Tecnologia e Inovação, de acordo com o Ranking Connected Smart Cities (classificação das cidades inteligentes conectadas). O levantamento foi divulgado na última quarta-feira (08), pela Urban Systems. O estudo considera o “Conceito de Conectividade” sendo a relação existente entre os diversos setores analisados. O conceito de smart cities entende que o desenvolvimento só é atingido quando os agentes da cidade compreendem o poder de conectividade entre todos os setores.

Entre as cidades médias brasileiras (com 100 mil a 500 mil habitantes), 16,28% dos empregos formais em Jaraguá do Sul são no setor TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) e a velocidade média das conexões contratadas é de 84 mbps (megabit por segundo).

O levantamento ainda revela que 93,9% do município tem cobertura 4G e que 21,2% dos trabalhadores formais têm ensino superior. O atendimento público à população por meio de aplicativo próprio da Prefeitura (Jaraguá na Mão), sistema de iluminação pública com controle online, semáforos inteligentes e bilhetagem eletrônica do transporte público também são pontos importantes que elevam a colocação de Jaraguá do Sul no mapa da inovação brasileira. Com forte tradição no empreendedorismo e inovação, a cidade conta também com um Centro de Inovação, berço de incubadoras, administrado por meio de uma parceria público-privada.

O prefeito Antídio Lunelli comemora o apontamento da Urban Systems e ressaltou que essa é uma busca que precisa ser constante. “O avanço tecnológico proporciona ferramentas para que a gente facilite a vida das pessoas. O poder público precisa utilizá-las e, mais, participar ativamente do desenvolvimento delas”.

Segundo Gustavo Pacher, integrante do Comitê INOVA JARAGUÁ, “nossa cidade segue se consolidando em âmbito nacional como importante referência na área de Inovação e Tecnologia, contribuindo para atrair o interesse e investimentos de empresas deste setor, gerando mais empregos, renda e consequentemente desenvolvimento econômico e social”.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Daniel Gustavo Schmitz de Arruda, destaca que o reconhecimento é muito importante para o município. “Jaraguá do Sul tem um espírito empreendedor e inovador e cada vez mais, precisamos estar nos adequando e nos reinventando. Desta forma, o nosso papel é continuar fomentando o setor da inovação e as parcerias entre o público e o privado”, disse ele. Ainda, segundo ele, um dos objetivos da gestão municipal é tornar Jaraguá do Sul uma cidade cada vez mais inteligente, modelo no quesito inovação e sustentabilidade, por meio de um sistema integrado e robusto.

O diretor de Tecnologia da Informação da Prefeitura, Márcio Manuel da Silveira, enfatiza que o empreendedorismo inovador sempre foi uma vocação de Jaraguá do Sul. “Como poder público estamos empreendendo para usar as novas tecnologias e, assim, facilitar e simplificar os serviços para o cidadão. O resultado disso é uma cidade atraente aos investimentos locais e externos”, destaca.

RANKING CONNECTED SMART CITIES 2021

O Ranking Connected Smart Cities 2021, estudo elaborado pela Urban Systems, em parceria com a Necta, mapeou todos os 677 municípios com mais de 50 mil habitantes do Brasil. O objetivo é definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do país. A edição 2021 do estudo conta com 75 indicadores que atestam serviços inteligentes nas cidades.

O resultado é apresentado em quatro frentes: posição geral, por eixo temático, por região e por faixa populacional. O estudo é composto pelos indicadores de mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro