Close Menu

Busque por Palavra Chave

Sebrae/SC e Uceff debatem comportamentos empreendedores na educação superior

Uceff Faculdades A primeira ação foi uma live sobre “Ansiedade e Saúde Mental” A primeira ação foi uma live sobre “Ansiedade e Saúde Mental”

Estudantes, professores e técnicos administrativos da Uceff Campus Itapiranga, Chapecó e São Miguel do Oeste participarão de ações de educação empreendedora nos próximos dois anos. A iniciativa é viabilizada pelo termo de cooperação técnica assinado com o Sebrae/SC, que proporcionará execução das atividades por meio do Programa Empreendedor do Futuro.

A primeira ação foi uma live sobre “Ansiedade e Saúde Mental” realizada no último fim de semana. A temática foi abordada pelo criador dos Programas Fit your Mind, Emagreça com Equilíbrio e Habitus Filipe Mescolotto e o embaixador do riso Sandro Lobo, que dedica a vida para ajudar as pessoas a serem mais felizes e saudáveis. Essa trilha teve como objetivo desenvolver habilidades sociais, emocionais e comportamentais necessárias para todas as carreiras profissionais.

De acordo com a coordenadora estadual do Programa de Educação Empreendedora do Sebrae/SC, Mariana Vitarelli, estão previstas uma trilha de comportamentos empreendedores e as soft skills – termo em inglês utilizado para definir habilidades comportamentais e competências socioemocionais – com a intenção de subsidiar conhecimentos complementares à formação acadêmica dos estudantes.

A coordenadora de pós-graduação e extensão da Uceff Campus Itapiranga, Nathalia Berger Werlang, ressalta que os temas sugeridos para este ano são: Ansiedade e Saúde Mental; Proatividade vs. Procrastinação; Comunicação – Trabalho em Equipe e Engajamento e Sonhos – Empreenda seus Sonhos. “O primeiro encontro virtual foi incrível e repercutiu de forma muito positiva entre os participantes”, analisa.

“O Sebrae sempre foi um grande parceiro da Uceff. Ficamos felizes em poder contar com mais esta solução. Logo percebemos que o objetivo do Programa Empreendedor do Futuro está muito alinhado aos objetivos e ao DNA da universidade. Acreditamos na necessidade de formar profissionais empreendedores, que serão responsáveis pelo futuro do nosso País. Vemos que o programa tem muito a contribuir com esta função”, enfatiza Nathalia.

A pró-reitora acadêmica Alexandra Raffaelli e o gerente regional do Sebrae/SC no oeste e no extremo oeste Udo Martin Trennepohl enalteceram a parceria das instituições que busca fomentar a cultura empreendedora. “A intenção é instigar novas habilidades e novos comportamentos empreendedores nos estudantes e também na atuação dos técnicos e professores a partir do intraempreendedorismo”, comentaram.

PROGRAMA EMPREENDEDOR DO FUTURO

A iniciativa visa ampliar, promover e disseminar a cultura do empreendedorismo junto aos atores envolvidos no ensino formal: professores, educadores, gestores, comunidade escolar e, especialmente, estudantes. Entende-se que a educação empreendedora é um dos mecanismos de transformação mais importantes da cultura de um País, por isso o incentivo para que o ensino do empreendedorismo seja uma prática pedagógica permanente.

Além das soluções educacionais específicas sobre o tema empreendedorismo, o programa estabelece parcerias estratégicas com as instâncias governamentais relacionadas ao ensino público e privado do Estado; sensibiliza os dirigentes das instituições de ensino sobre a importância do empreendedorismo como qualidade do profissional do futuro; dissemina a ideia do empreendedorismo como alternativa de carreira entre os jovens estudantes; incentiva a pesquisa do conhecimento sobre educação empreendedora no âmbito acadêmico e encoraja também a disseminação do conhecimento sobre educação empreendedora entre o corpo docente das instituições de ensino.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro