Close Menu

Busque por Palavra Chave

CONSCIÊNCIA SOCIAL

Proerd: mais de 200 crianças dizem não às drogas em Xaxim

Por: LÊ NOTÍCIAS
07/07/2017 16:21 - Atualizado em 07/07/2017 16:22
212 alunos de onze escolas receberam certificado de formação no Proerd (Foto: Divulgação/LÊ) 212 alunos de onze escolas receberam certificado de formação no Proerd (Foto: Divulgação/LÊ)

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) contou com a formatura de 212 alunos da rede de ensino em Xaxim. O evento foi realizado na noite de quinta-feira (06), no Centro de Múltiplo Uso e contou com entrega de certificados para os alunos e orientações educativas.

O vice-prefeito de Xaxim, Adriano Bortolanza, acompanhou a formatura que também contou com a presença dos promotores de Justiça de Xaxim, Diego Barbiero e Simão Baran Junior; do comandante da Polícia Militar Rosevelte Mozena, do subcomandante da 4ª Companhia de Xanxerê, Leandro Luiz Costa, do vereador Ledinho Curtarelli, do secretário da Educação e Cultura, Rubens Marafon, demais autoridades, profissionais da Polícia Militar de Xaxim, pais e professores.

Ao todo foram realizados 11 encontros para as turmas do quinto ano do ensino fundamental das escolas Ari Lunardi, Geração Celer, Diadema, Custódio de Campos, Gomes Carneiro e Santa Terezinha. Os instrutores foram o cabo Carlos Sonaglio e o soldado Cassiano Marcon.

O PROERD

O Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) integra as ações das políticas públicas que o Estado de Santa Catarina mantém para melhorar a segurança, a educação e a saúde a partir da prevenção ao uso e tráfico de drogas. A ideia é evitar que crianças e pré-adolescentes comprometam seu futuro e ingressem num círculo vicioso de decadência de valores e violência.

Mantido pela Polícia Militar, o Proerd ensina alunos a não se envolverem com as drogas e outras situações de violência. Os pais também são gradativamente integrados às lições do Programa. As aulas são ministradas por PMs fardados, durante um semestre letivo.

De acordo com o currículo do Programa, as aulas permitem que aluno compreenda os efeitos das drogas no organismo, as consequências de seu uso, as diferentes maneiras de resistir às pressões e a toda e qualquer forma de violência. Todos os tópicos são ministrados por policiais militares que se tornam educadores sociais. Estes profissionais são previamente capacitados para o programa e em condições de atender aos alunos desta faixa etária. No fim de cada semestre letivo, são entregues diplomas aos alunos participantes, em uma solenidade de formatura.

O Proerd é baseado originalmente no Programa Americano denominado Drug Abuse Resistance Education - D.A.R.E. Em cada país onde é implantado sofre alterações para adaptação à realidade local. Atualmente, o Proerd está presente em 58 países, e já atingiu nos cinco continentes, aproximadamente 40 milhões de crianças. O programa é pautado pela atividade educativa de prevenção primária ao uso de drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro