Lê Notícias - Xaxim - Proerd: mais de 200 crianças dizem não às drogas em Xaxim
Close Menu

Busque por Palavra Chave

CONSCIÊNCIA SOCIAL

Proerd: mais de 200 crianças dizem não às drogas em Xaxim

Por: LÊ NOTÍCIAS
07/07/2017 16:21 - Atualizado em 07/07/2017 16:22
212 alunos de onze escolas receberam certificado de formação no Proerd (Foto: Divulgação/LÊ) 212 alunos de onze escolas receberam certificado de formação no Proerd (Foto: Divulgação/LÊ)

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) contou com a formatura de 212 alunos da rede de ensino em Xaxim. O evento foi realizado na noite de quinta-feira (06), no Centro de Múltiplo Uso e contou com entrega de certificados para os alunos e orientações educativas.

O vice-prefeito de Xaxim, Adriano Bortolanza, acompanhou a formatura que também contou com a presença dos promotores de Justiça de Xaxim, Diego Barbiero e Simão Baran Junior; do comandante da Polícia Militar Rosevelte Mozena, do subcomandante da 4ª Companhia de Xanxerê, Leandro Luiz Costa, do vereador Ledinho Curtarelli, do secretário da Educação e Cultura, Rubens Marafon, demais autoridades, profissionais da Polícia Militar de Xaxim, pais e professores.

Ao todo foram realizados 11 encontros para as turmas do quinto ano do ensino fundamental das escolas Ari Lunardi, Geração Celer, Diadema, Custódio de Campos, Gomes Carneiro e Santa Terezinha. Os instrutores foram o cabo Carlos Sonaglio e o soldado Cassiano Marcon.

O PROERD

O Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) integra as ações das políticas públicas que o Estado de Santa Catarina mantém para melhorar a segurança, a educação e a saúde a partir da prevenção ao uso e tráfico de drogas. A ideia é evitar que crianças e pré-adolescentes comprometam seu futuro e ingressem num círculo vicioso de decadência de valores e violência.

Mantido pela Polícia Militar, o Proerd ensina alunos a não se envolverem com as drogas e outras situações de violência. Os pais também são gradativamente integrados às lições do Programa. As aulas são ministradas por PMs fardados, durante um semestre letivo.

De acordo com o currículo do Programa, as aulas permitem que aluno compreenda os efeitos das drogas no organismo, as consequências de seu uso, as diferentes maneiras de resistir às pressões e a toda e qualquer forma de violência. Todos os tópicos são ministrados por policiais militares que se tornam educadores sociais. Estes profissionais são previamente capacitados para o programa e em condições de atender aos alunos desta faixa etária. No fim de cada semestre letivo, são entregues diplomas aos alunos participantes, em uma solenidade de formatura.

O Proerd é baseado originalmente no Programa Americano denominado Drug Abuse Resistance Education - D.A.R.E. Em cada país onde é implantado sofre alterações para adaptação à realidade local. Atualmente, o Proerd está presente em 58 países, e já atingiu nos cinco continentes, aproximadamente 40 milhões de crianças. O programa é pautado pela atividade educativa de prevenção primária ao uso de drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas.


Outras Notícias
Governo de SC
Prefeitura de Chapecó
Semasa Itajaí
PALHOÇA
Unochapecó
Prefeitura Floripa Junho
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro