Close Menu

Busque por Palavra Chave

Saudades incentiva desenvolvimento do setor agroindustrial

Divulgação Saudades, no oeste catarinense, iniciou as consultorias para implantação e adequação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) Saudades, no oeste catarinense, iniciou as consultorias para implantação e adequação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM)

Maior número de agroindústrias formalizadas, agregação de valor ao produto local, alimentos saudáveis na mesa dos consumidores, ampliação do acesso a mercados, incremento de novas oportunidades de trabalho e renda. Esses são alguns dos benefícios proporcionados pela implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) para produtos de origem animal e vegetal.

O município de Saudades, no oeste catarinense, iniciou as consultorias para implantação e adequação do SIM. O trabalho será realizado em três etapas: diagnóstico dos serviços de inspeção e agroindústrias; definições para implementação do serviço de inspeção e orientações sobre as legislações. Essa é uma solução das verticais estratégicas – Cidade Agro – do Programa Cidade Empreendedora, executado pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC.

De acordo com o secretário da Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Darci Pedro Thome, o Serviço de Inspeção Municipal proporciona segurança jurídica aos pequenos negócios ao mesmo tempo que certifica a qualidade e a procedência do produto ao consumidor. “Outro fator importante é incentivar para que se perpetuem as tradições, os costumes e os conhecimentos dos antepassados na produção de alimentos”, comenta.

Para o consultor credenciado ao Sebrae/SC, Rogério Ern, ter um Serviço de Inspeção Municipal adequado e qualificado contribuirá para uma inspeção sanitária descentralizada, que respeita a diversidade de produtos e a cultura dos empreendimentos agroindustriais e artesanais, além de fortalecer a identidade dentro do território.

Até o momento foi realizado em Saudades o diagnóstico inicial, que contemplou a visita em pequenas agroindústrias de cachaça, ovos, leite, mel, peixes e pescados com potencial para serem atendidas pelo Serviço de Inspeção Municipal. Também ocorreu a elaboração de um plano de ações estratégicas para a realização do serviço.

“Neste mês iniciamos um processo de nivelamento conceitual da legislação com servidores municipais de várias áreas, como agricultura, agronomia, Vigilância Sanitária, administração e turismo e Sala do Empreendedor. Temos um grupo de trabalho bem eclético, o que demostra que o Poder Público tem a intenção de fortalecer a agroindustrialização da produção local”, analisa o consultor.

Nesta semana, segundo Ern, a ênfase foi o planejamento para que até o fim deste ano as pequenas agroindústrias locais possam estar legalizadas e recebam o Selo SIM, o que autoriza a comercialização dos produtos na região. “Também revisamos e reescrevemos toda a legislação do serviço de inspeção municipal e começamos o trabalho com a regulamentação do serviço em atenção aos pequenos empreendimentos locais”, detalha.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro