Close Menu

Busque por Palavra Chave

Unochapecó lança 2ª edição do programa de inovação para alunos do ensino médio

Por: LÊ NOTÍCIAS
24/09/2021 10:01 - Atualizado em 24/09/2021 10:03
Unochapecó O tema da segunda edição do StartMais é 'Games como facilitadores de aprendizagem' O tema da segunda edição do StartMais é 'Games como facilitadores de aprendizagem'

Mais de 200 inscritos, em mais de 80 equipes, com 60 mentores envolvidos. A primeira edição do Programa 'StartMais - Mudança de Atitudes com Ideias Sustentáveis', no ano passado, mostrou que a escola também é lugar de inovação, e que a Universidade é uma forte aliada nesse processo. Agora, em sua segunda edição, o StartMais desafia alunos e professores do ensino médio das escolas de Chapecó e região a pensarem em ideias criativas e sustentáveis, para o tema 'Games como facilitadores de aprendizagem'. Mas atenção, as inscrições já estão abertas, e você pode dar o start até dia 17 de outubro.

"Estamos muito felizes com a segunda edição do StartMais. Vimos o sucesso que foi no primeiro ano, e os resultados significativos criados. Em 2021 seguimos em uma outra linha, mas os alunos continuarão com o envolvimento efetivo na produção de soluções, inovação, empreendedorismo e na constituição de um novo momento para a nossa região", ressalta o reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski.

O Programa surge dentro de um movimento da Unochapecó, que busca criar uma cultura empreendedora e inovadora em nossa cidade, gerando mudanças no ecossistema de inovação. "Buscamos, também, preparar os adolescentes para estarem prontos para o futuro, junto a uma nova relação com a cadeia produtiva e a produção de soluções", completa Claudio.

O PROGRAMA

O StartMais é um Programa de Inovação voltado para estudantes do Ensino Médio de Chapecó e região. O diretor do Pollen Parque, professor Rodrigo Barichello, explica que a proposta da segunda edição inclui diversas ações. "Como atividades isoladas e em grupos, capacitações, lives e ações de mentoria, numa grande jornada de inovação on-line. Além disso, também haverá um evento ao vivo para os finalistas e convidados, e diversas premiações promovidas pela Unochapecó".

São três etapas principais. A primeira é a fase das inscrições, que já estão abertas, e seguem até o dia 17 de outubro. Para competir, os alunos deverão formar equipes de três a cinco pessoas. Um dos integrantes pode ser um professor da escola, mas também é possível formar um grupo somente de estudantes. Porém, todos os participantes deverão se inscrever, individualmente, por meio do site do StartMais 2021. Depois, o líder do time será responsável por vincular todos os membros na inscrição da mesma. Lembrando que as inscrições são gratuitas, e cada integrante, seja professor ou aluno, pode se inscrever somente em uma equipe.

No dia 14 de outubro inicia a segunda fase, a 'Trilha da Inovação'. Nela, após a formação das equipes, a Unochapecó promoverá atividades on-line para os grupos, e disponibilizará a ajuda de um mentor da Instituição para o desenvolvimento da ideia, baseada em algum problema mapeado no início do projeto. Esta etapa encerra no dia 21 de novembro, quando as equipes precisam entregar a solução final em formato de pitch, por meio de um vídeo de até cinco minutos apresentando a ideia.

A avaliação dos projetos será realizada por uma banca composta por, no mínimo, cinco membros de diversas áreas. Os critérios que serão avaliados são: Criatividade e inovação da ideia, Viabilidade técnica da ideia, Aderência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e Apresentação em coerência (Pitch).

A última etapa, a 'Grande Final', vai acontecer no dia 26 de novembro. Antes, as dez melhores propostas serão anunciadas no site da Uno, no dia 24. No dia da final, todas elas serão exibidas em um evento presencial, com a participação dos finalistas e de convidados, e ao fim vamos conhecer os vencedores.

PREMIAÇÃO

Todos os integrante da equipe campeã vão receber um Notebook Gamer (Acer NVIDIA GeForce GTX 1650 Core i5-9300H 8GB 1TB 128GB SSD Tela Full HD 15.6" Windows 10 Aspire Nitro 5 AN515-54-528V5), um Troféu de Destaque 1º Lugar no StartMais e 100 horas de capacitação em cursos do Portal Unoplus. Para a segunda colocada, o prêmio para cada membro é: um Smartwatch (Xiaomi Mi Smart Band 6), um Troféu de Destaque 2º Lugar no 'StartMais', e 100 horas de capacitação em cursos do Portal Unoplus.

Já para o grupo classificado em terceiro lugar, o prêmio para cada integrante é um Troféu de Destaque 3º Lugar no 'StartMais', e 100 horas de capacitação em cursos do Portal Unoplus. As equipes classificadas do quarto ao décimo lugar, receberão um Troféu de Destaque de Finalistas 'StartMais'.

Assim como na última edição, as escolas também receberão premiação. Aquela que tiver a maior pontuação, conforme o Edital Reitoria Nº57 da Unochapecó, receberá o Troféu de Escola Destaque 'StartMais', e a seguinte premiação: 10 mil reais em prêmios para Escola, que poderá ser convertido em compras de materiais e/ou serviços relacionados à inovação ou à tecnologia para os estudantes ou para a estrutura da escola, e 100 horas de capacitação em cursos do Portal Unoplus.

O StartMais começou! Não deixe de acompanhar as novidades pelos canais da Unochapecó e pelo Instagram do Programa.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro