Close Menu

Busque por Palavra Chave

Guarujá - SP - Mobile

Palhoça moderniza em 90% parque de iluminação pública

Por: LÊ NOTÍCIAS
24/09/2021 10:07
QLUZ Até outubro, 100% das lâmpadas do sistema terão sido substituídas por equipamentos de LED Até outubro, 100% das lâmpadas do sistema terão sido substituídas por equipamentos de LED

Fruto de uma parceria público-privada (PPP), a modernização do parque de iluminação pública avança em Palhoça. Em cerca de 24 mil pontos, as antigas luminárias equipadas com lâmpadas de descarga foram substituídas por lâmpadas de tecnologia LED, que iluminam mais e consomem menos energia elétrica. O número representa 90% do total de pontos do sistema municipal.

O contrato foi assinado em maio do ano passado, dentro do programa Palhoça Mais Eficiente, e transformou Palhoça em referência no estado, já que é o maior contrato nessa modalidade assinado em Santa Catarina.

Desde então, já foram realizadas mais de 10 mil manutenções, uma média de 600 atendimentos por mês. “Nós estamos com resultados incríveis”, comemora a secretária de Administração, Cristina Schwinden.

Até aqui, o consórcio responsável pela modernização, otimização, expansão, operação e manutenção da rede de iluminação pública trocou praticamente 90% do parque municipal por lâmpadas com tecnologia LED. A expectativa é a de que a renovação do parque esteja completa em outubro. “Falta apenas uma parte da Ponte do Imaruim e do Centro, que deixamos por último, porque as lâmpadas ainda estavam em boas condições, sem necessidade de manutenção, então deixamos por último e começamos a substituição por áreas mais críticas”, revela a secretária.

Só com a implantação dos equipamentos em LED, o consumo de energia elétrica registrou uma economia de 800 mil quilowatts por mês. É como se 3.200 casas deixassem de consumir energia durante um mês. “Em um momento em que, no país inteiro, estamos falando de redução de consumo de energia, de falta de energia, de bandeira vermelha na fatura, em Palhoça nós estamos indo na contramão, reduzindo o consumo, por causa da tecnologia que a gente trouxe, por causa desse investimento pesado que a iniciativa privada fez neste um ano de contrato. Um investimento que a gente jamais teria recursos para fazer isso, demoraria 10 anos para fazer o que eles fizeram em um ano”, argumenta Cristina. “Quem olha na rua já vê a iluminação clarinha, branquinha, do LED. Debaixo da lâmpada parece que é dia, e isso traz uma sensação de segurança. Além disso, ainda traz uma economia significativa de consumo de energia elétrica”, finaliza.

O projeto de modernização em Palhoça também conta com a implantação de um sistema de telegestão em 100% das luminárias LED, permitindo o monitoramento e controle remoto do parque de iluminação pública. Além da implantação de um Centro de Controle Operacional (CCO) para gerenciar todas as demandas do sistema de iluminação pública, por meio de um software configurado especificamente para Palhoça.

Qualquer cidadão que identificar problemas como lâmpadas apagadas à noite ou acesas de dia em via pública de Palhoça deve avisar as equipes do consórcio via ligação gratuita para o telefone 0800-606-1535. O cidadão também pode abrir um chamado pelo aplicativo Cidade Mais Iluminada. O prazo para atendimento desses chamados é de até 48 horas, salvo casos em que ocorra falta de energia, furtos, vandalismo, chuvas ou ventos fortes.


Outras Notícias
Alesc - Outubro - Mobile
Fiesc Outubro - Mobile
Zagonel - Outubro - Mobile
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro