Close Menu

Busque por Palavra Chave

Em formato híbrido, 1º espetáculo após reabertura nos teatros estaduais será nesta sexta-feira

Por: LÊ NOTÍCIAS
28/09/2021 09:01
Luiza Filippo Cia Trupe Toe estreia oficialmente o palco do CIC após o período de fechamento na pandemia Cia Trupe Toe estreia oficialmente o palco do CIC após o período de fechamento na pandemia

Será nesta sexta-feira (1°/10) o primeiro evento oficial com público nos teatros estaduais do Estado. Mesmo com a plateia presencial autorizada, seguindo as regras sanitárias, o espetáculo de sapateado “Se não agora, quando?”, no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, também terá transmissão ao vivo pelo Youtube, possibilitando que seja assistido de qualquer lugar. Com duração de 60 minutos e início às 20h30, a apresentação tem inteira concepção da Cia Trupe Toe.

Unindo dança, elementos visuais e música, integralmente de autoria própria e exclusiva para o espetáculo, a apresentação promove uma reflexão sobre uma sociedade mais igualitária em vários aspectos, alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Número 5 da ONU: igualdade de gênero. No palco do CIC estarão 13 artistas entre dançarinos, coreógrafos, sapateadores profissionais e músicos, utilizando a arte na busca da equidade de gêneros, etnias e raças, e trazendo à tona a discussão sobre justiça social.

“Nos inspiramos em campanhas internacionais como a ‘He For She’, da ONU, que teve a hashtag #heforshe, e o ‘The Representation Project’ e em pensadoras que entendemos que estavam à frente do seu tempo, como Simone de Beauvoir e Clarice Lispector, cujos textos integram os elementos visuais do espetáculo”, destaca Marina Coura, diretora da Trupe Toe e do Floripa Tap, o maior festival de sapateado da América do Sul, que terá edição de 10 anos de 29 de outubro a 3 de novembro, em Florianópolis,. “Se não agora, quando?” terá também uma terceira apresentação este ano, em Salvador (BA), em dezembro.

No sapateado, além de Marina Coura, estarão os dançarinos Yasmin Bogo, Bruno Maria e Vivian Shimizu. A trilha sonora é destaque também com samba, maracatu, ciranda, declamações e muita percussão, e executada ao vivo por Natália Livramento, Addia Furtado, João Peters, Claudia Rivera, Osvaldo Pomar e Dandara Manoela. É do álbum “Retrado Falado”, de Dandara, a música “Mulher de Luta”, que encerra a apresentação de forma impactante, cantada ao vivo no palco pela artista.

Fundada em 2011, a Cia Trupe Toe desenvolve a pesquisa do Sapateado (Tap Dance) de uma forma ampla e polivalente, oferecendo uma nova conversa ao sapateado, com a busca da inclusão de uma linguagem própria brasileira. Produzindo e desenvolvendo espetáculos de dança e música, utilizando intervenções de diversas linguagens corporais e cênicas, tem em sua história quatro espetáculos de autoria própria já apresentados: “Papo Brasileiro”, “Tap em Tom”, “Recriando Linguagens” e o atual, "Se não agora, quando?".


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro