Close Menu

Busque por Palavra Chave

Vencedores do Prêmio ACIC/Unochapecó de Sustentabilidade serão anunciados hoje

Por: LÊ NOTÍCIAS
28/09/2021 09:06

As organizações vencedoras da 2ª edição do Prêmio ACIC/Unochapecó de Sustentabilidade – promovido pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), por meio do Núcleo de Sustentabilidade, e pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) – serão conhecidas nesta terça-feira (28), às 19h30.

Em razão da pandemia do novo coronavírus, essa edição será realizada em formato híbrido: um pequeno público se reunirá no Salão Nobre da Unochapecó, enquanto um público mais amplo acompanhará on-line, pelo canal do YouTube da ACIC.

O Prêmio ACIC/Unochapecó de Sustentabilidade tem como objetivo premiar as melhores práticas de sustentabilidade das empresas e demais entidades associadas à ACIC, assim como o comprometimento sustentável das organizações, estimulando a elaboração e divulgação de práticas baseadas na sustentabilidade.

A iniciativa também busca estimular a elaboração e a divulgação de práticas sustentáveis, fortalecendo o uso de indicadores de gestão baseados na sustentabilidade; incentivar as empresas e entidades a alinharem suas práticas de gestão aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), a fim de cooperar para um futuro socialmente justo e sustentável; promover a sustentabilidade como oportunidade de negócios; mobilizar e envolver os funcionários, introduzindo o tema da sustentabilidade na cultura organizacional; e despertar um olhar mais amplo sobre todas as implicações dos negócios da empresa, sua atuação e seus impactos.

O coordenador do Núcleo de Sustentabilidade, Eduardo Nicoleti, salienta que a intenção também é desmistificar a questão da sustentabilidade e mostrar que todas as empresas podem desenvolver ações e participar do Prêmio.

“A definição de sustentabilidade está normalmente relacionada com uma mentalidade, atitude ou estratégia do que é ecologicamente correto. Porém, o conceito é mais amplo: é dividido em três pilares, o chamado tripé da sustentabilidade, que envolve as áreas social, ambiental e econômica. Portanto, um empreendimento é considerado sustentável quando é ecologicamente correto, economicamente viável e socialmente justo. Então, ações como a promoção de qualidade de vida dos colaboradores e familiares, a preservação de recursos ambientais, atividades de incentivo à educação, com controles de desperdícios e monitoramentos econômicos adequados são ações sustentáveis e que podem ser desenvolvidas por todos. Queremos multiplicar essas ideias”, enfatiza.

O presidente da Comissão Avaliadora do Prêmio, Sady Mazzioni, frisa que a 2ª edição do Prêmio contempla duas categorias: empresas associadas à ACIC – pessoas jurídicas com finalidade econômica e fins lucrativos, que explorem as diversas atividades econômicas; e entidades associadas à ACIC – pessoas jurídicas que atuam no âmbito do terceiro setor, sem finalidade econômica, constituídas na forma de Associação, Organização Social (OS), Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), Organização Não Governamental (ONG), entre outras designações. “Para efeitos de premiação, as entidades foram avaliadas em categoria única e as empresas separadas por porte”, explica.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro