Close Menu

Busque por Palavra Chave

Jaraguá do Sul lança livro digital sobre prevenção de doenças respiratórias

Prefeitura de Jaraguá do Sul Objetivo do e-book é intensificar as informações relacionadas à prevenção de doenças respiratórias e cuidados envolvendo a saúde bucal para crianças e adultos Objetivo do e-book é intensificar as informações relacionadas à prevenção de doenças respiratórias e cuidados envolvendo a saúde bucal para crianças e adultos

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da equipe de Prevenção em Saúde Bucal, desenvolveu o e-book (livro em formato digital) “Cuidado para a volta às aulas em tempo de coronavírus”. O objetivo é intensificar as informações relacionadas à prevenção de doenças respiratórias e cuidados envolvendo a saúde bucal para crianças e adultos.

A criação do livro digital é estratégia do Programa Saúde na Escola (PSE), desenvolvido nas escolas estaduais do município. No primeiro semestre os cirurgiões-dentistas do programa de Prevenção visitaram 13 escolas estaduais, passando orientações às Diretoras de Ensino que são pessoas estratégicas para a multiplicação de informações e das orientações de cuidado, além da entrega de escovas de dente e creme dental fluoretado.

Para que todos fiquem protegidos nesta pandemia, é necessário tomar alguns cuidados. “O reforço em relação às informações de prevenção sempre são bem vindas, o e-book foi desenvolvido para ajudar os alunos nessa adaptação”, ressalta a Drª. Roberta Fachini Lins, uma das autoras do projeto.

Informações como medidas de prevenção e distanciamento durante as atividades escolares são tratadas no livro digital de maneira simples.“Importante dizer que, neste momento, não é possível estar perto fisicamente dos amigos, mas que manter a distância é para a proteção de todos”.

Segundo a supervisora técnica de Saúde Bucal, Cintia Silveira Gargioni, a partir desta semana ocorrem as visitas programadas para o segundo semestre. Os cirurgiões-dentistas visitarão as escolas do estado para a divulgação das informações constantes no e-book de prevenção, além do fornecimento de kits de higiene bucal. Ao todo a ação de prevenção está disponibilizando 11.370 escovas de dentes e 950 dentifrícios fluoretados para as crianças das escolas estaduais durante este ano.

O e-book é uma importante estratégia de Educação em Saúde, o qual proporciona ao público informações pertinentes e respaldadas em técnicas e materiais do Ministério da Saúde, de forma lúdica e criativa, afirma a gerente da Atenção Primária em Saúde, Amanda de Lemos Mello.

Questões como etiqueta respiratória e o uso de máscaras nas escolas ainda podem gerar dúvidas por parte dos pais, daí a importância de material elucidativo voltado para esse público, explica a diretora de Saúde, Sílvia Regina Bonatto Curty. “O e-book foi escrito em linguagem simples e acessível, com informações importantes sobre os cuidados básicos com a higiene bucal que contribuirão para a manutenção do sorriso saudável das crianças”, finaliza o secretário de Saúde Alceu Gilmar Moretti.

ESCOLAS QUE SERÃO VISITAS PELA EQUIPE
EEB Alvino Tribess, EEB Roland Harold Dornbusch, EEB Holando Marcellino Gonçalves, EEB Prof Giardini Luiz Lenzi, EEB Prof Valdete Ines Piazera Zindars, EEB Prof. José Duarte Magalhães, EEB Julius Karsten, E.E.M Lino Floriani, EEB Prof Joao Romario Moreira, EEB Erich Gruetzmacher, EEB Elza Granzotto Ferraz, EEB Euclides da Cunha e EEB Prof Lilia Ayroso Oechsler.

Para conferir o conteúdo completo, clique aqui e faça download do e-book


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro