Close Menu

Busque por Palavra Chave

Santa Catarina é sede da Abertura Nacional do Plantio de Soja

Divulgação/SAR Secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Altair Silva Secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Altair Silva

O estado de Santa Catarina foi escolhido pela primeira vez na história para sediar a Abertura Nacional do Plantio de Soja, evento que aconteceu nesta quinta-feira (30), em Campos Novos, e contou com a presença do secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Altair Silva, além de lideranças estaduais e nacionais.

A soja vem ganhando cada vez mais espaço nas lavouras de Santa Catarina. Nos últimos 20 anos, o estado incorporou mais de 450 mil hectares para a produção do grão, o produto se tornou destaque na pauta de exportações e o protagonismo do agronegócio catarinense pesou na escolha de SC como sede do evento.

"O agronegócio de Santa Catarina vive um momento muito especial. Estamos ampliando nossa presença no mercado internacional e o setor já responde por mais de 70% de toda exportação estadual. Essa é a força da pequena propriedade, do cooperativismo e da parceria entre o Governo do Estado e iniciativa privada, que fazem do nosso estado um gigante em produção de alimentos. Esse evento destaca a pujança e a marca dos produtores catarinenses", destacou o secretário Altair Silva.

Além da cena tradicional com as plantadeiras enfileiradas, que dão início a mais uma safra recorde, a Abertura contou com diversos painéis para discussões sobre sustentabilidade, mercado, cooperativismo e reforma tributária. O evento marcou ainda as dez safras do Projeto Soja Brasil, parceria entre Aprosoja Canal Rural, que há uma década leva informação de qualidade ao sojicultor.

"Esse evento foi muito esperado pelos catarinenses para darmos o pontapé inicial na maior safra de soja que o Brasil já viu. Em Santa Catarina, somos produtores de médio e pequeno porte, mas produtores por excelência. Nós, como produtores rurais, temos o compromisso de alimentar o mundo e também de preservar o meio ambiente. Esse é um momento ímpar para Santa Catarina, pois é uma oportunidade de mostrarmos Campos Novos, o celeiro catarinense", ressaltou o presidente da Aprosoja SC, Alexandre Didomenico.

O evento contou também com a presença da vice-governadora Daniela Reinehr, do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), José Zeferino Pedrozo, e do gerente executivo do Sindicato das Indústrias de Carnes (Sindicarnes-SC), Jorge Luiz de Lima.

SOJA EM SANTA CATARINA

No estado, a soja é cultivada em 16.849 propriedades rurais, com a produção gerando uma receita de R$ 2,8 bilhões, representando 8,2% no Valor Bruto da Produção Agropecuária estadual. Na safra 2021/22, a expectativa é de que sejam cultivados 683,3 mil hectares, com uma produção de 2,5 milhões de toneladas - um aumento de 7,9% em relação à safra anterior. As principais regiões produtoras são: Canoinhas, Xanxerê e Campos Novos.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro