Close Menu

Busque por Palavra Chave

Palhoça inicia nova fase do programa Ciclo em escolas municipais

Por: LÊ NOTÍCIAS
04/10/2021 09:54 - Atualizado em 04/10/2021 09:55
Prefeitura de Palhoça Distribuindo produtos de higiene íntima em unidade de saúde desde 2020, agora o programa chega às escolas municipais Distribuindo produtos de higiene íntima em unidade de saúde desde 2020, agora o programa chega às escolas municipais

A Prefeitura de Palhoça está ampliando as ações do programa Ciclo. Além da distribuição de produtos de higiene íntima, disponíveis em todas as unidades básicas de saúde, o eixo “Ciclo nas Escolas” vai levar informação a alunas do 5º ao 9º ano da rede municipal de ensino, com foco na saúde e na higiene feminina e na educação menstrual. O primeiro ato desta nova etapa foi uma palestra que a médica ginecologista obstetra Dra. Maristela Terezinha Francener ministrou a orientadores de escolas municipais na tarde de terça-feira (28), no auditório da Faculdade Municipal de Palhoça (FMP).

O assunto está em pauta na administração pública. Enquanto iniciativas semelhantes são cogitadas em esfera nacional e também na região metropolitana, Palhoça já comemora nove meses de projeto. Desde dezembro do ano passado, a Prefeitura já distribuiu gratuitamente 7.600 unidades de absorventes para 288 mulheres palhocenses.

“Como gestores públicos, nós podemos fazer as verdadeiras transformações na sociedade, mas o que mais toca nosso coração são os programas sociais que a gente realizou pelo município, e o Ciclo é um deles. Hoje, o prefeito Eduardo Freccia está dando continuidade a este trabalho e nós já estamos com esse programa há praticamente um ano no município de Palhoça, e eu fico muito feliz que outros municípios agora estão tendo a mesma ideia, a mesma iniciativa, e um exemplo é o município de Florianópolis, capital dos catarinenses. Então, Palhoça vem liderando, vem dando exemplo de como fazer a coisa pública, transformar e ajudar a vida das pessoas mais necessitadas”, comentou Camilo Martins, coordenador de Projetos Especiais da Prefeitura de Palhoça.

Foi o próprio Camilo quem teve a ideia de lançar o programa: em uma viagem internacional, o então prefeito de Palhoça leu um artigo que falava sobre as dificuldades que mulheres e meninas de baixa renda enfrentavam para terem acesso a produtos de higiene íntima. No Brasil, a situação é preocupante: cerca de 1,5 milhão de brasileiras vivem em residências sem banheiro; uma em cada 10 meninas perde aula quando menstrua; cada aluna perde em média 45 dias de aula no ano letivo por conta do período menstrual; uma mulher gasta entre R$ 3 mil e R$ 8 mil, ao longo de sua vida menstrual, com absorventes.

Sensibilizado, Camilo encomendou uma pesquisa aos profissionais do Palhoça Lab, o laboratório de inovação mantido pela Prefeitura, formado por administradores públicos que têm a missão de desenvolver alternativas inovadoras para questões específicas levantadas pela gestão municipal. A equipe do Palhoça Lab percebeu que a “pobreza menstrual” está relacionada à falta de informações e de recursos financeiros para aquisição de absorventes higiênicos femininos. Com base nas informações coletadas, foi organizado o programa Ciclo.

Primeiro, o Ciclo funcionou como uma espécie de piloto, em três unidades básicas de saúde (UBS) especialmente selecionadas. Depois, o projeto se expandiu e hoje os produtos de higiene íntima são distribuídos em todas as UBS do município. E agora, com o início da capacitação dos gestores escolares, foi iniciada uma nova fase do programa, o Ciclo nas Escolas.

Líderes da rede de ensino municipal foram reunidos no auditório da FMP na tarde desta terça-feira (28), onde receberam as orientações da Dra. Maristela Terezinha Francener, que desde 2002 faz parte do quadro da Secretaria Municipal de Saúde. Além do coordenador Camilo Martins, o evento contou com a presença do prefeito Eduardo Freccia e do secretário municipal de Saúde, Rosiney Horácio. “É um projeto que me emociona, porque muda a realidade e traz dignidade a essas meninas e mulheres”, expressou o secretário de Saúde.

“Agora iniciamos uma nova etapa desse programa, que vem discutir esse importante assunto, que na maioria das vezes é um tabu para essas meninas e para os pais dessas crianças. Se nós queremos uma mudança na sociedade, uma mudança de pensamento, nós precisamos começar a discutir esse assunto, devagar, com muita paciência e com muita cautela, para que deixe de ser um tabu. Falo isso como um pai de uma menina de 14 anos, e para mim também foi difícil aprender com ela sobre esse novo momento”, relatou o prefeito Eduardo.

Em sua palestra, a ginecologista obstetra falou sobre alguns pontos importantes neste debate: a compreensão da fase da vida das alunas, com a puberdade e o início da adolescência; a compreensão do ciclo menstrual e do aparelho genital feminino; a incidência de puberdade precoce; a desmistificação do tema, com o objetivo de que deixe de ser um tabu; e o papel do educador neste período de desenvolvimento.

“Às vezes, o educador vai fazer o papel que o pai e a mãe não conseguiram fazer, porque não sabemos como funciona a casa desta menina, como é a dinâmica familiar. Ela já vem com esclarecimento ou não? Eu fico imaginando uma menina que nunca ouviu falar direito de menstruação e daqui a pouco ela começa a sangrar. Conheço histórias de meninas que achavam que estavam com uma doença muito grave. Então, nosso papel, como educadores, é o de acolher e orientar, e para isso, precisamos usar uma linguagem que a criança entenda”, explica a doutora Maristela.

Além da realização de palestras para capacitação dos profissionais da educação da rede municipal sobre a temática, com o objetivo de fornecer informações importantes para entender, ajudar e acolher as alunas durante o período menstrual, o eixo Ciclo nas Escolas tem outros três objetivos: a realização de palestras para alunas da rede municipal de ensino (do 5º ao 9º ano escolar, com idades entre 10 e 15 anos) sobre higiene feminina e educação menstrual, com a intenção de disseminar assuntos básicos e necessários, relacionados à saúde; o combate à pobreza menstrual nas escolas, por meio da disseminação de informações sobre o período menstrual e da distribuição de kits de absorventes higiênicos femininos (diurnos e noturnos), mensalmente, para as meninas que já menstruam; e a redução no número de faltas das alunas em dias letivos por conta do período menstrual, evitando prejuízos relacionados à aprendizagem e ao rendimento escolar.

“Como é importante pensar na saúde das nossas meninas e é muito bacana trazer as nossas escolas para este debate”, finaliza Suzana Souza, coordenadora do setor de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação de Palhoça, também presente no evento.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro